Cristiano Matos
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoBoa Tarde
Entrou uma empresa no escritorio, com os balanços de 2010 e 2011 com saldo de contas todas erradas, o que eu devo fazer?
continuar fazendo com o saldo errado ou arrumar?
respostas 14
acessos 2.864
Cristiano Matos
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoBoa Tarde
Entrou uma empresa no escritorio, com os balanços de 2010 e 2011 com saldo de contas todas erradas, o que eu devo fazer?
continuar fazendo com o saldo errado ou arrumar?
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Cristiano, como não especificou que tipo de erro, mas nunca deverá continuar fazendo errado, mas sim o que é correto, pois você tambem sera responsabilizado pela contabilidade.
Cristiano Matos
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoBoa Tarde, Guto
É que os saldos das contas do Passivo estão com os saldos todos errados,o Antigo escritorio nao dava baixa dos imposto, e por isso esta com o saldo Acumulado,O que eu deve Fazer?
Rafael Luiz Pinho de Andrade
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Cristiano, sugiro que faça uma análise a fundo. Pois se foram pagas deu saída do banco, logo pode acertar e fazer o lançamento correto. Dando a baixa dos impostos.
Cristiano Matos
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoMas o Problema é que esses valores vieram de outro escritorio,eu so posso alterar apartir, da data que ela começou no meu escritorio...
e o antigo escritorio fechou, eu posso arrumar o saldos, e mencionar em notas explicativas?
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezado Cristiano,
Quanto ao pagamento de impostos você pode pegar um extrato dos mesmos juntos aos órgãos competentes, dessa forma, terá os que estão em aberto e seus devidos valores e os pagos você precisará confrontar com o extrato bancário e localizar como foi contabilizado as saídas de banco para estornar/ajustar e contabilizar corretamente. A mesma logica faça com as demais contas que se encontram com saldo errados.
At.
Marcos Vinicius
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia a todos!
Vejam que esta é uma questão de negligência do contador anterior que contabilizou a empresa sem a devida precaução de fazer a conciliação das contas corretamente, creio que deva ser comunicado ao cliente a situação e elaborado um levantamento dos saldos destas contas no final do último exercício para iniciar uma contabilização de forma correta.
Abraços
Cristiano Matos
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoBom Dia Pessoal
Estou fechando o balanço de uma empresa que esta saindo do escritorio,
Nela o caixa esta com o saldo negativo, por que ela tem pro-labore,e o valor e mto alto, sendo assim ela sempre da prejuizo, porque sua receita e menor que as despesas, tem algum lançamento que teve ser feito para que o caixa nao fique negativo???????
Leandro Gonçalves Rodrigues
Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) ContabiliddeEu faria um lançamento contra conta de passivo.
Abs
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá boa tarde!
Neste caso específico do Cristiano Matos, não se pode fazer um lançamento "contra conta de passivo" para solucionar um problema em que a conta caixa esta com saldo "negativo".
Esta é uma recomendação inadequada do Leandro Gonçalves.
Primeiro, a conta caixa "nunca" se apresenta com saldo negativo, é ponto pacífico!!
Só se paga conta com dinheiro em caixa.
Portanto quando um contador encontrar uma situação destas é porque houve pagamentos em que a empresa não tinha saldo de caixa à pagar, significando assim que esta conta está irregular pois não foram registradas todas as entradas de dinheiro na conta caixa.
Como se pagou pro-labore sem saldo de caixa? Outra irregularidade! Pode ter sido quitado o pagamento sem que o mesmo seja feito.
O pro-labore só pode ser pago se a empresa possuir saldo em caixa ou em conta corrente, se não houver saldo, faz-se a apropriação e o valor permanece na conta Pro-Labore à pagar.
Esta é uma situação clara de falta de controle financeiro da empresa, onde o empresário tem que escriturar um livro caixa e de conta correntes de bancos e registrar todas as receitas e pagamentos efetuados pela empresa.
Nota-se que o mesmo não registrou todas as despesas e receitas da empresa corretamente.
A forma de corrigir esta situação é fazendo uma auditoria nas contas, conferindo os documentos e registrar todas as receitas, despesas e movimentação financeira corretamente e refazer toda a contabilidade da empresa.
Bom trabalho
Cristiano Matos
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoMuito Obrigado Gilberto
Marcos Moreira
Bronze DIVISÃO 2 , Bancário(a)Me permita interferir. Tive caso parecido. Com relação a conta caixa com saldo negativo... O que não é aceito contabilmente. Quando se percerbe que vai ocorrer (saldo negativo de caixa)deve-se providenciar: lançamento a pagar como menciona Gilberto, ou Contrato de Empréstimo de Mútuo para "cobrir" estes valores. Parece frequente a condição de "saque" do pro-labore não efetivado, ou seja, como é preciso contabilizar, por causa do INSS, assim se faz mas o sócio não retira o valor. Neste caso o sócio está reaplicando o valor na empresa o que deveria ser caracterizado contabilmente como empréstimo de mútuo. Espero ter ajudado.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Cristiano Matos e demais colegas.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia Srs.
Bem fundamentado pelo Mestre Rufino, o Fisco pode autuar a empresa com multa e juros e arbitrar o lucro da empresa, pois fica claro a omissão de receita em casos como este.
Realmente esta situação pode ser encontrada por um acidente, um lançamento no caixa em dias trocados, por exemplo, mas não pode ser corriqueiro, o contador deve orientar o empresário e sanar este problema na empresa e não deixar para corrigir após o ocorrido.
Por isso, em escritórios contábeis, o contador ao firmar contrato de prestação de serviços com a empresa tem que orientar como o empresário deve controlar o setor financeiro e impor a implantação do livro caixa e de contas correntes dos bancos na empresa.
O Marcos Moreira disse:
Marcos Moreira
Bronze DIVISÃO 2 , Bancário(a)Ok Gilberto. Para mim Lançamento a pagar refere-se a apropriação para pagamento futuro (lançamento a pagar). Somente para esclarecer. Desta forma falamos a mesma coisa porém houve ruído na comunicação me perdoe.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade