x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 7.347

Lançamentos Contábeis

SUETE

Suete

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 09:57

Meus caros colegas, recebi uma empresa no mes de julho do correnta no, o extrato da mesma me trazia um saldo referente ao mes de junho. Como faço o lançamento contabil deste saldo de junho ?
Outra duvida ocorre que a empresa transfere valores entre contas corrente de mesma titularidade. Como faço esse lançamento contabil ?
A mesma empresa tem investimentos em CDB (Renda Fixa), quando que nos mes de Junho houve um rendimento. Como faço o lançamento contabil deste rendimento e do IR pago sobre a aplicação do CDB ?

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 08:33

Suete, o saldo de junho deverá estar igual o saldo do banco da sua contabilidade, dando sequencia ao mes de julho. A transferencia de contas é só voce debitar a conta onde entrou o dinheiro e creditar a conta de onde saiu. O tratamento dado às aplicações depende do regime tributario em que a empresa esta enquadrada.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
SUETE

Suete

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:08

Então eu terei debeito e credito e banco e no historico informo a transferencia ?
A empresa está enquadrada como isenta (está no lucro presumido, contudo a mesma é uma ong.
Ocorre que eu não estava com a contabilidade no mes de junho, inicei em julho. Como devo proceder?

No mais meu caro colega Guto, gostaria de desde já agradecer pela sua ajuda ... muito obrigado !

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:33

Olá bom dia!

Quando a empresa possui várias contas correntes, deve abrir subcontas indicando o número das mesmas para serem contabilizadas separadamente.

Exemplo:
Bco Safra - c/c 11.56
Bco SAfra - c/c 15.89

TRansferencia entre contas:
D - Bco Safra - c/c 11.56
C - Bco SAfra - c/c 15.89

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Elisangela Santos

Elisangela Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 09:02

Bom dia, recebemos uma nova empresa em nosso escritório com sua contabilidade atrasada, trata-se de uma Simples Nacional, e ao comparar os lançamentos, estranhei, porém, tenho pouca experiência e estou buscando esclarecimento, seria correto estes lançamentos?

Folha
(+)Salario 4.071,30
(+)Descanso 153,40
(+)Quebra caixa 26,00
(+)Hora extra 525,92
(-)Desc Inss 343,10
(-)Cont Assist 56,00
(-)Faltas 487,50
(Vale transp 176,94

Lanç contabil
D - Salário (Resultado) 4.776,52
C - Previdência (Resultado) 343,10
C - Cont Assist (Passivo circ) 56,00
C - Salário Atrasos (Resultado) 487,50
C - Vale Transp (Resultado) 176,94
C - Salario a Pagar (Passivo circ) 3.713,08

Estranhei pelo fato está debitando e creditando uma conta de Resultado, ao mesmo tempo como: D. Salários x C. Salários ref. a atrasos

Sei que podemos debitar e creditar o passivo ao mesmo tempo e ativo também, mas contas de Resultado ainda não tinha visto.

IRAMAR MATOS

Iramar Matos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 09:39

Bom dia, estou com duma duvida, comecei a fazer a contabilidade de uma empresa que tributada pelo lucro presumido esta empresa e de serviços.

na nota de serviço esta assim.

valor do serviços 34.550,30
valor da nota 30.895,25
iss retido 1.036,51
irrf retido 518,25
crf 1.606,59
inss retido 1.530,21

gostaria de saber com fica os lançamentos contabeis. Por favor me ajudem

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 09:50

Iramar,

A contabilização da sua nota ficaria

C - Receita de Serviços (CR) 34.550,30
D - Clientes ou Contas a Receber (AC) 30.895,25
D - ISS A recuperar (AC) 1.036,51
D - IR a recuperar (AC) 518,25
D - INSS a recuperar (AC) 1.530,21
D - CRF a recuperar (AC) 1.606,59

Algumas contabilidades usam a expressão "a compensar" no lugar de "a recuperar".

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 09:52

Elisangela,

O fato de creditar e debitar uma conta de resultado não é problema algum.
O que ocorre em alguns casos é que se contabiliza o valor líquido do salario (o sistema já debita a despesa de salários a pagar), se vocês preferem abrir é até uma informação adicional interessante para saber quanto foi descontado do colaborador por falta.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade