x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.460

Transferencias Matriz e Filiais

Viviane Maria de Jesus França

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 09:20

Bom dia à todos!

Tenho uma entidade sem fins economicos que tem 8 filiais, cada filial tem sua conta corrente separada. Porém, temos muitos lancamentos de transferencias de valores entre filiais e da propria matriz.
A minha dúvida é: No balanço de cada filial só pode aparecer a conta corrente a que pertençe a ela ou pode aparecer contas de outras filiais, isso no balanço individual, sem a consolidação ainda.

Obrigada pela atenção que sempre nos dispõe.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 09:35

Olá Viviane!

Olha, para que se tenha os resultador individualmente é necessário que estas contas correntes como caixa, bancos sejam individuais.
Se for uma conta corrente de empréstimos por exemplo, é diferente, é um mútuo que em o dinheiro pertence à uma filial que emprestou para outra que posteriormente irá devolver este numerário.
Mas transferência de dinheiro que não tem retorno tem que ser conta individual que só aparece a da filial.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 10:21

Bom dia Gilberto, obrigada pela sua atenção!

Ok, entendi mais ou menos. Porém ainda tenho dúvidas de como proceder nessa situação.
São contas correntes e não de emprestimos e como devo fazer esses lancamentos, pois se lançar a transferencia a conta da matriz vai aparecer na filial como contra partida, não é???
Pode me ajudar!!!!????

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 11:05

Desculpe, não entendi que contas são estas!
Olha, só abrimos contas correntes no passivo para obrigações à pagar e no ativo direitos à receber.

Se o dinheiro pertence à Matriz e transfere para Filial, esta conta corrente deve ser no Passivo, o dinheiro pertence à Matriz e presume-se que vai ser devolvido.

Estas contas correntes tem que ter objetivo, quais são??

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...

há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 11:27

Desculpas Gilberto, não fui clara. As conta a que me refiro são contas corretes bancarias do ativo Bancos com Movimentos.
Por exemplo tem uma transferencia de

D - 5 (bco. Brasil - Filial)
C - 2 (bco. Bradesco - Matriz)

Tudo bem fiz o lancamento, só que quando eu emitir um balancete da filial vai aparecer no grupo dos bancos saldo na conta do banco bradesco da matriz.
Isso que está me atormentando, pois acho que na filial só deve aparecer a conta do banco do brasil filial, correto.

O que devo fazer????

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 14:07

Olá Viviane!

Você está contabilizando Filial, certo? A primeira conta deste lançamento (bco. Brasil - Filial) é a conta corrente do banco aberta pela filial que é movimentado o financeiro e você concilia com o extrato bancário no final do mês.

A segunda conta (bco. Bradesco - Matriz) é uma conta somente para registrar a transferênca de dinheiro da Matriz, entrada e saída.

Na Matriz as contas são invertidas, a corrente do banco é esta do Bradesco e a outra conta é a que registra as transferências para a Filial.

Com isso ao se fazer a consolidação vão aparecer as duas contas com saldo devedor e credor iguais, ficando zeradas no final.

Verifique os saldos Matriz e Filial se confere.

há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 14:26

Olá Gilberto, boa tarde!

Consegui reciocinar e enxergar a situação, as vezes a gente quer tanto acertar que acaba não vendo as coisas direito.
Você me ajudou muito, de uma forma simples, fácil e clara.
Ainda bem que existe pessoas como vc, sérias e que utilizam do seu conhecimento para ajudar outros.

Desejo tudo de bom, um bom trabalho e espero em breve nos falarmos de novo.

Viviane

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 14:37

Olá Viviane!

Eu também exercito meus conhecimentos com estas questões e aprendo mais também, é um prazer poder contribuir com as pessoas.

Vou fazer mais uma sugestão, quando temos várias contas correntes na empresa, é bom colocar o final ou uma parte do número da conta corrente na nomenclatura do plano de contas para poder referenciar melhor.

Esta segunda conta (da transf. da Matriz) coloque em grupo diferente da conta corrente dos bancos, talvez Transferências, ou talvez estudar um outro grupo no Plano de Contas.

Com isso você conseguirá visualizar melhor as contas individualmente.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade