x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.036

Empresa Indústria e Comércio

Aline Soares

Aline Soares

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 08:10

Bom dia Caros colegas!

Gostaria de entender como funciona a seguinte situação para uma Empresa que é Indústria e Comércio:

A empresa compra além da matéria-prima para a industrialização de seu produto, Câmaras Frigoríficas, compra também componentes ou produtos secundários para ser integrado ao seu produto, como por exemplo Unidade Condensadora e Compressor. Porém embora ela adquirida ambos produtos (matéria-prima e componentes), para Industrialização, caso um dos seus clientes necessite de um componente os mesmos são revendidos. Ou seja embora a Empresa seja Indústria e Comércio e revenda mercadorias ela não adquire nenhum desses produtos com essa finalidade. Peço a ajuda de vocês, numa possível orientação sobre o caso, e visualização de quais os problemas fiscais e contábeis essa empresa pode ter.

Desde já muito obrigado!

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 08:26

Aline,

Você deve se atentar a realizar esse tipo de movimento pois A atividade da sua empresa pode não compreender a revenda desses produtos e perder alguns benefícios fiscais como a isenção do ICMS para compra de componentes ou mercadorias usada para o processo de industrialização.


"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Maria Medeiros

Maria Medeiros

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 15:07

Estou reativando uma empresa cujo ramo é indústria e comercio...no caso ele vai funcionar num shopping.....neste caso como fica com relação à atividade de indústria? Porque a atividade de indústria ele somente faz o corte na casa dele e manda para facção. Teria algum problema quanto a localização dela ser num shopping, com relação à indústria?

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 15:28

Boa tarde, Maria Medeiros!

Entendo que sim, nesse caso o ideal seria abrir uma filial no ponto de venda (Shopping), e a matriz sendo onde faz o processo de industrialização, (corte em casa) por exemplo.
Acredito que o próprio shopping não aceitaria o ramo de industria, além do fisco e a prefeitura com a questão do alvará.
Lembrando ainda, que deve verificar a questão da matéria prima, que com certeza será uma situação levantada pelo fisco, no que diz respeito a armazenagem.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade