Jennifer Sousa
Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a) InformáticaBoa tarde,
como devo contabilizar a venda de um investimento avaliado pelo método da equivalência patrimonial e como dêvo tratá-lo na consolidação das demonstrações financeiras.
Explicando melhor tenho:
Controladora
Investimento R$ 1.000,00D (aquisição)
Equiv Patr (Ativo) R$ 100,00D
Equiv Resultado R$ 100,00D
Controlada
Capital Social R$ 1.000,00C
Lucro Exercício R$ 100,00C
Resultado (rec - custo) R$ 100,00C
Na consolidação elimino o investimento x capital social e mês à mês a equivalência do ativo é eliminada contra a equivalência do resultado (consequentemente elimino o lucro do exercício).
Será realizada uma venda total do investimento para uma outra empresa do grupo. Qual a contabilização a ser realizada nesta venda tanto na empresa vendedora quanto na empresa compradora? Como devo fazer a consolidação?
Vou baixar o investimento pelo valor de R$ 1.100,00C (investim aquisição R$ 1.000,00C + equiv ativo R$ 100,00C) correto? O resultado da equivalência eu não posso baixar pois trata-se de resultado. Esta baixa do investimento deve ter qual contra-partida?
Na empresa compradora devo registrar o investimento por qual valor:
R$ 1.000,00, ou R$ 1.100,00? Caso seja R$ 1.100,00 como irei eliminar este valor no consolidado se o Capital Social da empresa controlada é de R$ 1.000,00? Qual a contabilização a ser realizada na compradora?
Obrigada!
Jenifer