x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.454

Lançamentos de entidades sem fins lucrativos

JOAO BATISTA DA SILVA NAVA

Joao Batista da Silva Nava

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 20:44

Caros consultores:
Sobre essas entidades sem fins lucrativos.
Estou com uma dúvida sobre lançamentos contabeis de entidade sem fins lucrativos.
veja:
Recebimento de recursos (contrato com prefeitura)
D - Banco c/ movimento - recurso c/ restrição
C - Recebimento de Recurso de Entidade Publica.....6000,00

Pagamento de despesas salario.
D - (-)Recursos Aplicados c/ retificadora
C - Banco c/ movimento - Recursos c/ restrição....3000,00

Não sei como apropriar a despesa não consigo enteder!!!!!

por favor me dê uma luz!!!!

obrigado,

joao Nava

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 4 novembro 2012 | 11:18

Bom dia João!
essa conta (-)Recursos Aplicados c/ retificadora quer dizer o que? que são vairas despesas?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 4 novembro 2012 | 13:42

Joao Batista da Silva Nava, boa tarde

Embora a escrituração contábil de entidades sem fins lucrativos atualmente seja regida pela Resolução CFC 1.409/2012, e a obra que indico a seguir tenha sido composta com base nas resoluções vigentes à época de sua edição (2008), entendo que ela lhe será muito útil para compreender as doações com ou sem restrições, que é o enredo de sua dúvida.

Portanto, com créditos ao Conselho Federal de Contabilidade, dê um clique aqui para acessar o "Manual de procedimentos contábeis e prestação de contas das entidades de interesse social".

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis
SANDRO BR

Sandro Br

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 15:50

boa tarde,
gostaria de uma colaboracao, pois fui atender a um amigo ao abrir um cnpj (SEMINARIO TEOLOGICO-S/FINS LUCRATIVOS)porem ao meu entendimento seria apenas para a abertura do mesmo, pois foi citado q estariam passando para outro fazer a contabilidade. Porem agora, fui informado agora que eu é quem faria a contabilidade. Foi aberto em nov2012 e nao tenho ideia por onde comecar, já q nao fiz nada nesta area.
alguem pode me orientar, pois comecei com o escritorio recentemente e com me deparei com essa?rsrsrs. ainda temos agora o DIPJ e informado fui q houve movimentacao mensal normal.

caso tenham material ou orientação, encaminhar para @Oculto

obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade