x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.411

Lançamentos de entidades sem fins lucrativos

JOAO BATISTA DA SILVA NAVA

Joao Batista da Silva Nava

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 20:44

Caros consultores:
Sobre essas entidades sem fins lucrativos.
Estou com uma dúvida sobre lançamentos contabeis de entidade sem fins lucrativos.
veja:
Recebimento de recursos (contrato com prefeitura)
D - Banco c/ movimento - recurso c/ restrição
C - Recebimento de Recurso de Entidade Publica.....6000,00

Pagamento de despesas salario.
D - (-)Recursos Aplicados c/ retificadora
C - Banco c/ movimento - Recursos c/ restrição....3000,00

Não sei como apropriar a despesa não consigo enteder!!!!!

por favor me dê uma luz!!!!

obrigado,

joao Nava

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 4 novembro 2012 | 11:18

Bom dia João!
essa conta (-)Recursos Aplicados c/ retificadora quer dizer o que? que são vairas despesas?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Domingo | 4 novembro 2012 | 13:42

Joao Batista da Silva Nava, boa tarde

Embora a escrituração contábil de entidades sem fins lucrativos atualmente seja regida pela Resolução CFC 1.409/2012, e a obra que indico a seguir tenha sido composta com base nas resoluções vigentes à época de sua edição (2008), entendo que ela lhe será muito útil para compreender as doações com ou sem restrições, que é o enredo de sua dúvida.

Portanto, com créditos ao Conselho Federal de Contabilidade, dê um clique aqui para acessar o "Manual de procedimentos contábeis e prestação de contas das entidades de interesse social".

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
SANDRO BR

Sandro Br

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 15:50

boa tarde,
gostaria de uma colaboracao, pois fui atender a um amigo ao abrir um cnpj (SEMINARIO TEOLOGICO-S/FINS LUCRATIVOS)porem ao meu entendimento seria apenas para a abertura do mesmo, pois foi citado q estariam passando para outro fazer a contabilidade. Porem agora, fui informado agora que eu é quem faria a contabilidade. Foi aberto em nov2012 e nao tenho ideia por onde comecar, já q nao fiz nada nesta area.
alguem pode me orientar, pois comecei com o escritorio recentemente e com me deparei com essa?rsrsrs. ainda temos agora o DIPJ e informado fui q houve movimentacao mensal normal.

caso tenham material ou orientação, encaminhar para @Oculto

obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: