x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 31.238

Controle de bem ativo imobilizado de terceiros

Joelson Reuter

Joelson Reuter

Iniciante DIVISÃO 3, Comércio Exterior lV - Senior
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:31

Olá boa tarde

Prezados colegas de forum, como se procede para se controlar materiais recebidos com NF como Remessa bem ativo imobilizado para uso fora estabelicimento ?

Como devo controlar contabilmente ? Como estoque de terceiro ?

Obrigado pela ajuda de todos
Joelson

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:34

Prezado Joelson,

Sugiro que você faça o controle de tais itens, apenas saliento que a nomenclatura da conta fica mais adequando sendo "Imobilizado de terceiros recebido por remessa".

At.
Marcos Vinicius

Joelson Reuter

Joelson Reuter

Iniciante DIVISÃO 3, Comércio Exterior lV - Senior
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:43

Olá Marcos Obrigado pela pronta resposta.

Ok, essa é a intenção efetuar o controle dos materiais.

Recebo uma NF com o CFOP 5554 com a natureza de operação "Remessa bem ativo imob. para uso fora estab."

A dúvida é como devo contabilizar essa entrada de NF.
Contabilizo como estoque em terceiros ou tem seria outra conta contabil ?

At
Joelson

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 17:27

Joelson,

Pelo recebimento você pode contabilizar:

D - Imobilizado de terceiros recebido por remessa (ANC)
C - Imobilizado de terceiros recebido por remessa (PC)


Na devolução da remessa basta estornar o lançamento acima.

At.
Marcos Vinicius

Joelson Reuter

Joelson Reuter

Iniciante DIVISÃO 3, Comércio Exterior lV - Senior
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 18:16

Marcos obrigado.

Cheio de dúvidas,rsrsrs, pois esse tipo de operação é novidade para mim.

Posso receber material que será isntalado como comodato por minha empresa a clientes de uma operadora de telecom, através de Remessa bem ativo imob p/ uso fora estab.

Esse é um problema que tenho a operadora me manda os materiais para instalação nos clientes via esse natureza, sendo que esse materiais são cedidos em comodato aos usuários.

At
Joelson

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 08:54

Joelson,

Antes de qualquer tipo de lançamento, você deve ter em mãos uma cópia do contrato do comodato em questão e por ocasião da entrega do bem à comodatária, a comodante vai transferir o bem para conta própria do imobilizado em operação (Imobilizado de terceiros recebido por remessa - ANC), que pode intitular-se “Bens Cedidos em Comodato”.Os bens entregues à comodatária deverão ser depreciados pela comodante, como se ela estivesse utilizando os bens. A depreciação dos bens deve ser registrada como:
a) despesa operacional - se a utilização do bem pela comodatária tiver relação com propaganda institucional ou com a divulgação ou identificação do produto da comodante;
b) custos de produção - se a utilização do bem pela comodatária tiver por finalidade a agilização da produção de bens ou serviços da comodante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.