x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 835

Correção de Lançamentos

SUELI RAIA

Sueli Raia

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 14:23

A empresa fez a depreciação de um bem do ativo imobilizado com o percentual errado (maior) durante os ultimos 03 anos. Consequentemente o seu resultado foi menor. Ela é tributado pelo lucro presumido então não vai haver diferença de imposto a pagar mas como posso arrumar esses valores a maior lançados indevidamente na conta de depreciação.
Alguem pode me ajudar? Obrigada

Pedro Kaled

Pedro Kaled

Prata DIVISÃO 2 , Diretor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 14:58

Sueli,

Eu não sei o tratamento para MPE, porém vamos lá:

No CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, a vida útil daquele bem é tratada como Estimativa.

Quando se fala em correção de erro em estimativa, esta deve ser feita de forma prospectiva ou seja, "pra frente". Então não há correção do que já foi lançado, somente do que ainda vai ser depreciado.

Abraço

Pedro Kaled
Contador | Professor | Empreendedor

https://www.comocontabilizar.com.br
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 23:35

Olá Sueli.

D - Depreciação (ANC)
C - Ajustes Exerc. Anterior (PL)

D - Ajustes Exerc. Anterior (PL)
C - Lucros/Prej Acumulados (PL)

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade