x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 713

Ativo Imobilizado

Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 16:27

Boa Tarde,

Estou com uma dúvida cruel,

Tenho uma empresa de construção civil aqui na contabilidade, no balanço patrimonal da empresa existem uns lançamentos de Materias de Construção, Materias Hidraculos, Equipamentos de Segurança Etc.. lançados no Ativo, verifiquie que esses lançamentos foram efetuados no ano de 2007 e estão lançados da seguinte forma:

D- Materias de Construção(Ativo)
C- Materias de Construção (Despesa)

Isso mesmo creditaram despesas, ao inves de creditar caixa/bancos.... a pessoa que fez a contabilidade da empresa em 2007 lançou dessa forma, ela deve ter inventado o valor e o lançamento também porque não existe NF e eu nem sei pq ela fez isso a empresa é de prestação de serviço. nao sei que loucura que essa pessoa conseguiu fazer ¬¬.

Então eu iria dar baixa nesses valores de acordo com as NF que a empresa manda pra lançar nas despesas, eu iria lançar da seguinte forma:

D- Materiais de construção (despesa)
C- Materiais de Construção (ativo)

Mas se eu não tivesse verificado o jeito que ela lançou eu iria so ta invertando as contas....

Alguém ja viu uma situação dessa? Como resolver, alguem pode me ajudar?

Obrigada...

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 16:44

Prezada Dany,

A única explicação plausível para quem fez a contabilidade anteriormente ter executa lançamento de tal forma só se for para realizar reclassificações. Da seguinte forma, ter sido contabilizado erroneamente notas fiscais das obras para a despesa, então, ao verificar a situação se fez o lançamento citado.

Se a situação for essa então o lançamento está correto, caso contrário, você deve baixar os referidos valores, porém, de nenhuma forma que você irá utilizar notas fiscais do exercício corrente, as quais devem ser lançadas da forma correta (como novas aquisições).

Para corrigir o possível erro você irá baixar o valor contra ajuste de exercício anterior incluindo no histórico do lançamento que se trata de estorno de lançamentos indevidos efetuados em 2007.

At.
Marcos Vinicius

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 18:51

Dany,

As notas fiscais que a sócia lhe envia atualmente você irá registrar normalmente como qualquer outra aquisição, contabilizando contra Caixa, Banco ou Fornecedor, dependendo do que for o caso. Já a baixa do valor de 2007 a contabilização será a seguinte:

D - Ajuste de exercicio anterior (PL)
C - Materiais de construção (Ativo)

Volto a salientar a necessidade de deixar evidenciado no historico que tal lançamento se trata de uma correção de lançamentos indevidos de 2007.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade