x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 895

precisando de ajuda

edson ambrosio

Edson Ambrosio

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2007 | 16:34

Boa Tarde, amigos, estou precisando de ajuda.
Estou contabilizando um empresa individual, acontece que a proprietaria faleceu, e um dos herdeiros (são 4) assumiu a parte financeira,e ele esta efetuando os pgto das contas particular da falecida com cheques da empresa (condominios,agua,luz, caseiro e etc) e tambem estao fazendo adiantamento para os herdeiros, tudo isso com a conta juridica da empresa., como posso contabilizar isso? aguardo um resposta agradeço, obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2007 | 17:49

Boa tarde Edson,

A despeito de um dos herdeiros estar à frente do Departamento Financeiro da empresa, o correto é que se levante Balanço Patrimonial com a respectiva Demonstração de Resultados na data do falecimento da titular e a partir desta data, todos os herdeiros em comum acordo concedam poderes (em juízo) para este único assumir a empresa.

Isto porque esta empresa deverá fazer parte do Inventário do Espólio e (futuro) Formal de Partilha, quando só então se dará (de direito) a divisão e posse dos bens inclusive dos da empresa.

Na ocasião, o herdeiro terá de prestar contas da data em que "assumiu" até a que se deu o Registro do Inventário, o que deverá ser feito após "sanadas" todas as pendências.

Contabilmente, é vedada a desobediência ao Princípio da Entidade, ou seja, a empresa (Pessoa Jurídica) não pode misturar seu patrimônio com a Pessoa Física, vale dizer que a única maneira da empresa pagar contas da pessoa física é através da celebração de Contrato de Mútuo entre ambas.

A melhor alternativa para este caso, será levar o caso a um advogado que melhor saberá como orientá-lo uma vez que envolve não apenas o aspecto contábil. Não se pode deixar de cumprir com as obrigações anteriormente assumidas pela falecida, sem o uso de sua fonte de renda que é a empresa individual.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade