x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.088

Cupom fiscal VS cartão de crédito - conciliar

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 08:57

Bom dia,

Estou com um problema na hora de lançar os recebimentos com cartão de crédito. A empresa é uma loja de bolos, portanto venda de produtos industrializados. Porém também tem revenda de mercadorias (refrigerante, por exemplo). Lançamos a receita em contas separadas (separamos os valores e lançamos na conta de venda de mercadorias e venda de produtos industrializados. Porém, no cupom fiscal, fica impossível saber o quanto desses valores foi recebido por cartão de crédito. Temos o montante total do recebimento diário com o cartão, visto que sai descrito no cupom fiscal, porém não sabemos quanto é de revenda e de industrializados. Normalmente eu lanço as receitas com cartão da seguinte forma:
Na emissão:
D - Adm. de cartão
C - Venda de mercadorias

No recebimento:
D - Banco
C - Adm. de cartão

(além dos demais lançamentos de juros, encargos, etc)

Mas, no caso da empresa em questão, como devo proceder??

Desde já agradeço. Att.,
Sabrina

Paulo Cleomar Araujo

Paulo Cleomar Araujo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 09:32

Sabrina,

A receita é registrada no momento da venda, independente se a vista ou cartão de crédito.

Quando o cartão de crédito faz o pagamento, baixa-se o ativo.

Não estou entendendo a dúvida, já que ao receber o cartão de crédito não há motivo para saber de que classe de produtos se trata.

Pelo menos foi isto que eu entendi.

Att.

Paulo Cleomar Araujo
Pca - Contabilidade do Terceiro Setor
https://www.pcabh.com.br
Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

há 12 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 09:57

Bom dia, Paulo!

Vou tentar me expressar melhor: no ato da venda, registro em contas separadas (receitas e ingressos) as vendas referente industrialização e revenda de mercadorias.
D - Caixa
C - Venda de Mercadorias
C - Venda de Produtos Industrializados

No cupom fiscal vem separado o valor dessas operações, bem como o montante diário recebido com cartão de crédito, porém não estou encontrando uma forma de saber o quanto deste montante recebido por cartão se refere à revenda e o quanto se refere a venda de produção do estabelecimento. Assim sendo, qual seria a forma correta de lançar? Se fosse só revenda, por exemplo, eu lançaria:
D - Adm. de Cartões
C - Venda de Mercadorias

Mas, no meu caso, não estou encontrando uma forma de separar os valores. Pensei em lançar o recebimento com cartão apenas ref. a venda de produção do estabelecimento (que é a maior receita da empresa), como se a revenda fosse toda recebida à vista, mas não sei se está correto.

Espero ter-me feito entender e agradeço desde já sua atenção e colaboração, bem como dos demais membros do fórum.

Att.,
Sabrina

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

há 12 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 18:33

Caro Cleber,

Agradeço a solução dada. Pedirei ao meu cliente que faça isso. Agora... como só consegui que ele me trouxesse os demonstrativos neste mês (ele trouxe atrasado os demonstrativos do ano todo), terei que acertar os lançamentos desde janeiro. O que faço com esses lançamentos até que meu cliente acerte o mapa resumo?

Grata a todos

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 14:50

Boa Tarde a todos!

Estou recebendo uma nova empresa que se encaixa no perfil descrito na pergunda do tópico da Sabrina.
Panificadora com revenda e produção.
Só que recebi os Cupons Fiscais da mesma, e não consegui identificar onde é que se separa o valor da Revenda de Mercadorias, do valor das vendas de Produtos Industrializados.
Só existem os valores das Aliquotas Normais, 7,12,18 e 25%, I de Isenta e F1 de Substituição Tributária.

Se alguém puder me esclarecer, ficarei imensamente grato.

Obrigado.

Roberto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade