x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.031

Venda cotas capital recebidas s/alterar contrato

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 12:11

Boa tarde.

Tenho um cliente que vendeu parte das cotas do capital social e esse valor foi pago parcelado, sendo que a ultima foi paga em novembro/12.

Ocorre que segundo o contrato de compra e venda das cotas, o contrato social somente será alterado agora em dezembro, apos o pagamento da ultima parcela.

Minha duvida é como devo registrar esses pagamentos que foram feitos antecipadamente?

Fico no aguardo de uma resposta.

Obrigada

Nonemar

Assist. Contabil
Americana/SP
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 17:51

Boa tarde Nonemar,

Estes valores não devem ser registrados na contabilidade da entidade.

Todos os efeitos monetários da transação, serão feitos na DIRPF dos sócios, inclusive, preenchendo o aplicativo "Ganhos de Capital".

Neste Tópico, já foi discutido o assunto.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 11:58

Eu entendi a resposta que voce me deu, mas ocorre que as cotas vendidas eram "cotas em tesouraria" e os pagamentos efetuados pelo comprador foi feito diretamente na conta corrente da empresa, assim teria necessariamente que efetuar os lancamentos para justicar esses depositos, seria possivel me informar o procedimento correto nesses casos?

Obrigada

Assist. Contabil
Americana/SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade