FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
respostas 2
acessos 1.087
Ativo Fixo - Bens composto por várias partes
Anderson da Silva Araujo
Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 15:44
Pessoal, Boa tarde!
Sou novo aqui no forum e gostaria de alguma sugestão.
Como posso controlar um bem composto por quatro partes?
Tenho a seguinte situação: A empresa compra uma máquina, composta por três motores e um tanque e pode movimentar essas peças a qualquer momento. Ao integrar a NF no modulo Patrimônio, o sistema cria um código para esse bem (BEM-XXXX-XXX) e para esse código eu consigo alocar uma só plaqueta de identificação (PATRIMÔNIO N°0001), como eu posso manter um controle sob todas as partes?
Agradeço a ajuda,
Anderson.
Luiz José
Emérito , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 14:21
Anderson da Silva Araujo, boa tarde.
Essa maquina tem um nome certo? Então ela vai ter uma plaqueta que a identifique, somente assim poderá haver um controle patrimonial desse bem. Mas pelo que entendi cada parte da maquina tem plaqueta, nesse caso, não tem como considerar e controlar a tal maquina como um todo e sim considerar cada partes em separado, utilizado a numeração das plaquetas, tanto para controle patrimonial como do crédito CIAP.
A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Friedrich Nietzsche
Visitante não registrado
Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 21:44
Eu entendi que existe apenas 1 plaqueta, então as três partes fazem parte de uma plaqueta, vc deve fazer um controle à parte, pois cada peça pertence ao mesmo nº de ativo. Qdo vc movimenta um das partes deve fazer um lançamento separado, um controle gerencial.