Francis Wagner da Rosa Salomon
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBoa tarde pessoal, minha dúvida é a seguinte:
Pegamos pra fazer a contabilidade de uma indústria, fazendo uma análise do que nos foi passado notei uma série de irregularidades, das quais surgiram diversas dúvidas:
1 - Tenho um saldo muito alto contabilizado em Empréstimo de Terceiros(PC), o problema é que a empresa empresta dinheiro de outras empresas, das quais não configuram mútuos pois não pertencem aos mesmos sócios, e fazem "contratos de gaveta" com juros de 1% ao mês. Pelo conhecimento que tenho, não vejo legalidade nesse tipo de transação, já que nos contratos encontram-se termos como; CREDORA e MUTUÁRIA. O problema é que isso não deveria ter sido contabilizado, o que fazer para resolver essa situação?
2 - A empresa assumiu o financiamento de um caminhão, o qual pertencia , e legalmente pertence, a outra empresa, novamente foi feito um "contrato de gaveta" que ao meu ver não possui validade jurídica, o problema é que também foi contabilizado no imobilizado. Para que isso fosse possível deveria o financiamento ser transferido para o nome da empresa que assumiu a dívida, correto? Como regularizar essa situação?
3 - Em nenhuma transação financeira da empresa como: empréstimos e financiamentos diversos, inclusive nos citados acima, foram reconhecidas as despesas financeiras, tais como; juros e encargos financeiros, simplesmente foram contabilizados os valores totais no Passivo.
Me ajudem, como proceder nessa situação? Estou fazendo um relatório para passar ao contador mas preciso de maiores informações.
Obrigado!