
Steffany Santana
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa noite a todos.
Estou com uma grande dúvida, onde espero que profissionais mais experientes possam me dar uma luz, no que se refere ao estoque na construção civil, pois pode estar ocorrendo interpretação errada da minha parte a respeito. Fiz pesquisas aqui no portal mas não encontrei nada conclusivo a respeito.
Trata-se de empresa do Lucro Presumido no ramo de Construção Civil, cujas obras contratadas são oriundas especialmente de licitações junto a órgãos públicos.
Exemplificando, irá construir uma escola, incluindo mão de obra e material (empreitada global), cuja conclusão será em digamos, 7 meses, iniciando no exercício e terminando no seguinte.
Tenho contabilizado todo o custo dessa obra no ativo - estoque de obras, onde esta ao ser concluída, será levada a efeito para conta de resultado.
Cliente recebe parcelas do contrato, emitindo notas fiscais de serviços, que tenho lançado como RECEITA, tributando-as nos meses dos recebimentos, havendo por parte dos órgãos pagadores, a retenções de lei.
Acredito que a forma como tenho contabilizado os custos (no ativo até que a obra fique pronta está correta), já que quando da sua conclusão, irei transferir para conta de resultado, conforme relato acima.
PERGUNTA:
E quanto as notas de serviços emitidas, está correto eu estar lançando como receitas, ou deveria apropriar proporcionalmente aos custos do mês, alocando a diferença como receitas a apropriar no passivo?
Lançando as notas fiscais de serviços como receitas, como tenho feito, surge um lucro enorme, tendo em vista que a totalidade das despesas da obra encontra-se provisoriamente escrituradas no ativo (estoque de obras), daí a disparidade.
Esperando ter sido clara no meu questionamento, ficarei grata pelas eventuais opiniões postadas.
Cordialmente,
Steffany