x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 30.844

PLANO DE CONTAS COM FILIAL

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2007 | 10:41

Bom dia Raphael,

O Plano de Contas de empresa com Filiais deve ser um só, ou seja, as Filiais devem usar o mesmo Plano de Contas que a Matriz usa, até porque facilita de sobremaneira a consolidação das Demonstrações Contábeis.

As únicas contas a serem acrescentadas considerando a existência de Filiais são Contas Correntes (Devedoras/Credoras) que devem controlar as transferências entre Matriz e Filiais ou das Filiais entre sí.

Cabe lembrar que a consolidação é obrigatória posto que a empresa seja uma só. Face ao exposto, repito, o Plano de Contas deve ser único para uso da Matriz e Filiais, sob pena de aumentar consideravelmente seu trabalho quando da elaboração das demonstrações contábeis e listagem dos Livros Fiscais.

...

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2007 | 10:58

Certo

minha empresa é industria, e minha filial apenas industrializa para a matriz, revender...
pergunto ?

Como faco uma transferencia de imobilizado ??
E como procedo qndo ocorre despesas pela filial ??
lanco separadamente em despesas da filial, ou tudo na matriz ??

Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2007 | 11:35

Bom dia Raphael,

Tenha em conta (sempre) que a despeito de ter filiais, a empresa é uma só.

Ora, se a empresa é uma só, não há como transferir imobilizado que é dela para ela mesma.

Neste raciocínio, se (por exemplo) a empresa tem um carro, não importa se ele está na Matriz ou lá na filial, importa que o carro é da empresa e será contabilizado onde está.

As despesas (e as receitas) da filial serão contabilizadas na Filial e as da Matriz, na Matriz. Quando você proceder a consolidação dos Balanços, estas despesas e receitas serão somadas e aparecerão tudo como um todo na Matriz.

É como você ter dinheiro depositado em vários Bancos de cidades diferentes (filiais). Quando você (Matriz) quiser saber quanto dinheiro tem, terá que somar todas contas de todos os Bancos inclusive daqueles que estão em outras cidades (Filiais).

Vale dizer então que você fará as contabilidades separadas usando o mesmo plano de contas, mas para o cálculo dos impostos federais, listagem dos livros e etc., terá que somar as duas contabilidades em uma só.

A maioria dos programas contábeis fazem esta consolidação automaticamente certifique-se com suporte.

Daí a necessidade de Planos de Contas Idênticos.

...

EVERTON DE MELO EVARISTO

Everton de Melo Evaristo

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 14:42

Boa Tarde!!!

Trabalho em uma empresa que possui filiais, antes da mudança da lei, as contas das filiais ficavam no mesmo plano de conta da matriz, o que mudava é que criavamos uma nova conta e relacionavamos as contas de despesas. ex:

Ex: 5.1.08 - Gastos com Filial
5.1.08.01 - Filial A
5.1.08.01.0004 - Energia

Quando tinha outra filial criava outro grupo

EX: 5.1.09 - Gastos com Filial
5.1.09.01 - Filila B
5.1.09.01.0001 -


Agora com a nova lei podemos continuar com essa sistemática?



Everton Evaristo
Contabilista
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 22:31

Boa noite Everton,

As mudanças havidas no Plano de Contas com a criação do grupo Ativo Não Circulante, Passivo Não Circulante, etc., todas trazidas pelo Artigo 3º da Lei 11941/2009, que alterou o Artigo 178º da Lei 6404/1976 não implicam na necessidade de mudar a aconselhável sistemática de se manter um único Plano de Contas para Matriz e Filiais.

...

Alane Ribeiro

Alane Ribeiro

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 15:31

Boa tarde,

E quando a empresa é regime de caixa, quais as contas que devo criar pra transferir os valores do caixa da matriz para filial?? e como ficariam esses lançamentos?

Grata!

Seja você a mudança que quer ver no mundo (Gandhi)
Elaine Paiva

Elaine Paiva

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 08:04

Bom dia
Em uma empresa que tem filial, e na qual houve a venda de um maquinário cadastrado na filial, obtendo nesta venda um ganho de capital, o lançamento deste ganho deve ser feito em uma conta específica de ganho de capital da filial?

Agradeço desde já a atenção!

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 18:07

Boa Tarde Elaine

Você deve debita o valor na conta caixa ou banco e credita na conta máquinas ou parecida( referente a bens da empresa ). Está entrando dinheiro na empresa a conta a ser debitada é caixa, está entrando através do banco, credita em banco conta movimento. Está saindo um bem da empresa, então você credita na conta que é correspondente,no caso é Máquinas.


Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 13:58

Alane Daiana, boa tarde!

Como o Saulo deu um exemplo sobre o imobilizado do grupo bens, o grupo direitos é da empresa independente de ser matriz ou filial.

No sistema de de contabilidade "se você tiver" não precisar sair criando várias contas como por exemplo; Caixa Matriz, Caixa Filial 01, Caixa Filial 02, Estoque Matriz, Estoque Filial 01 e etc. O sistema ele dá de forma consolidada ou individual.

Entendeu?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade