Carolina Manzano Martin Duarte
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeEstou fazendo a contabilidade de uma empresa, a 'Empresa X' cuja principal atividade é "Participação em empreendimentos, administração de bens de sua propriedade e de terceiros e intermediação de negócios, exceto do ramo imobiliário".
Minha dúvida é a seguinte: Há alguns anos, a 'Empresa X' comprou junto com outras empresas 60% das quotas de um determinado Shopping (Onde a 'Empresa X' possui apenas 6% do total das quotas desse shopping).
Esse shopping já existe, não está em construção. Todo mês, a 'Empresa X' recebe um valor proporcional aos 6%, de lucro que esse shopping fatura. Esse valor eu considero como recebimento de dividendo?
Em um determinado período, a 'Empresa X' pagou para esse determinado shopping um valor denominado "Aporte p/ Shopping referente a obras de expansão". Não se trata de um valor fixo. Como fica a contabilização desse Aporte? Eu devo considerar esses 6% de quotas, um imobilizado ou um investimento? Preciso de uma resposta com muita urgência pessoal. Obrigada!!