x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 983

Imobilizado - Participação em empreendimentos

Carolina Manzano Martin Duarte

Carolina Manzano Martin Duarte

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 19:41

Estou fazendo a contabilidade de uma empresa, a 'Empresa X' cuja principal atividade é "Participação em empreendimentos, administração de bens de sua propriedade e de terceiros e intermediação de negócios, exceto do ramo imobiliário".
Minha dúvida é a seguinte: Há alguns anos, a 'Empresa X' comprou junto com outras empresas 60% das quotas de um determinado Shopping (Onde a 'Empresa X' possui apenas 6% do total das quotas desse shopping).
Esse shopping já existe, não está em construção. Todo mês, a 'Empresa X' recebe um valor proporcional aos 6%, de lucro que esse shopping fatura. Esse valor eu considero como recebimento de dividendo?
Em um determinado período, a 'Empresa X' pagou para esse determinado shopping um valor denominado "Aporte p/ Shopping referente a obras de expansão". Não se trata de um valor fixo. Como fica a contabilização desse Aporte? Eu devo considerar esses 6% de quotas, um imobilizado ou um investimento? Preciso de uma resposta com muita urgência pessoal. Obrigada!!

Fabio Gama Pereira

Fabio Gama Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2012 | 23:03

Prezada Carolina, o art 10 da lei 9.249 diz que lucros e dividendos distribuídos não ficarão sujeito a incidência do IR, quando da contabilidade vc pode fazer assim:

D- Caixa/ Banco
C- Reserva de Lucro

Sobre a seu segundo ponto a melhor classificação seria empréstimo a coligada, com incidência de IOF.

Fabio Gama | Contador
email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade