Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 761

Estoque Retornável

Leticia T. Schvambach

Leticia T. Schvambach

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2012 | 13:16

Boa Tarde, estou com uma duvida sobre como posso contabilizar meu estoque de material retornavel. Trabalho em uma empresa de construção civil, nós prestamos serviços em obras contradas, e o material (as vezes usado, como lampadas, bubinas, motores, etc), eles vão novos para a obra (sai do meu estoque e vai para custo), mas quando eles estão em bom estado, no final da obra eles vontam para meu estoque, mas não sei como valorizar isso...para controle de estoque consigo fazer um controle de ESTOQUE RETORNÁVEL, mas contabilmente não sei como valorizar esse material, pois quando ele for para outra obra, vou precisar gerar custo do mesmo na obra nova.
Alguém pode me ajudar, espero ter sido clara na pergunta...
Obrigada
Leticia

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 13:57

Leticia T. Schvambach, boa tarde.

O correto é controlar as entradas e saídas de materiais aplicadas nas obras e não considerar como custo e sim como saída do estabelecimento, isto quer dizer que todo material que não fosse considerado custo daquela obra, retornaria ao almoxarifado, sempre pelo valor de custo, dessa forma pode-se utilizar o material em várias obras sem problemas. Por exemplos as lâmpadas, caso elas queimassem estando a serviço de uma determinada obra, então seria dado baixa no estoque como custo daquela obra, isso serve também para andaimes e outros estoques na mesma situação.

Da forma como você sugere, gera uma receita tributável e acredito, não seja aconselhável.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade