x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 16.126

Transferência de valores entre sócio e empresa

Bruno da Costa Mello Rcoha

Bruno da Costa Mello Rcoha

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 12:25

Prezados,

boa tarde.

Tenho dúvidas quanto a transferência de capital de conta corrente de sócio para conta corrente da empresa.

Gostaria de saber como deve ser enquadrada tal operação nos livros contábeis, caso deve ser feito, bem como se tal operação acarreta em algum risco de confusão patrimonial entre sócio e empresa.

Além disso, caso seja possível a simples transferência, como deve ser declarado este valor que ingressa na empresa?

Desde já agradeço pela atenção de todos.

Um grande abraço!

Alberto Vasques

Alberto Vasques

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Domingo | 30 dezembro 2012 | 20:47

Prezado Bruno,
Em primeiro lugar, torna-se necessário entender qual a operação de transferência. Se aumento de capital ou de empréstimo. No caso de aumento de capital, solicite ao Jurídico o Alteração do Contrato Social, no caso de empresa LTDA ou a Ata de Assembléia Geral, se for Companhia de capital fechado/aberto. Para maiores detalhes, encontrará orientações na Lei 10.406/02 (empresas LTDA), ou na Lei 6.404/76 (Sociedades Anonimas). Esta documentação servirá de suporte para registro contábil.
Ainda, caso a operação seja de mútuo (empréstimo), deverá observar as normas e impostos incidentes no Dec.3.000/99 (RIR). Abs

Bruno da Costa Mello Rcoha

Bruno da Costa Mello Rcoha

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 31 dezembro 2012 | 00:14

Olá Alberto Vasques.
Primeiramente, obrigado pela sua resposta.
A dúvida gira em torno de simples depósitos ou transferências de dinheiro da conta pessoal do sócio na conta corrente da empresa, ou seja, quais a implicações que tal conduta teria, bem como se tal operação deve ser, de alguma forma, contabilizada nos livros ou feita por algum contrato entre a pessoa jurídica e o seu sócio e, ainda, se incidiria impostos sobre tais depósitos e/ou transferências, ou se nada disso precisa ser feito, não havendo qualquer problema em proceder a tais depósitos e/ou transferências para a conta da empresa diretamente da conta do sócio sem quaisquer problemas.

Mais uma vez obrigado pela presteza.

Aguardo suas considerações.

Grato.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 31 dezembro 2012 | 19:05

Olá Bruno.

Como o nosso amigo Alberto explicou a entrada de capital da conta do sócio da empresa só se fará:

- Para aumento de capital;

- Emprestando;

- Pagando algum empréstimo que a empresa fez a ele;

Nestes três casos há três tipos de contabilização diferentes.


att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Alberto Vasques

Alberto Vasques

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 31 dezembro 2012 | 19:41

Prezado Bruno,

Apenas para ratificar, torna-se necessário voce entender qual o tipo de operação está ocorrendo, para então, definir a forma de registro. Mas de antemão, posso assegurá-lo que qualquer movimentação em conta corrente deve ser registrada na Contabilidade, para manter a idoniedade da escrituração e da PJ.
Um bom ano novo!!!
Abs

Bruno da Costa Mello Rcoha

Bruno da Costa Mello Rcoha

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 31 dezembro 2012 | 22:18

Olá amigos!
Boa noite!
Primeiramente, me desculpem pela dificuldade em expressar minha dúvida e pela falta de conhecimento.
A situação é que farei um financiamento de um imóvel em nome de minha empresa, porém, como está não está operacional e não possui rendimentos próprios, eu faria a transferência dos valores das parcelas de minha conta corrente para a conta corrente de minha empresa, de forma que esta, em seu nome, fizesse os pagamentos das referidas parcelas do financiamento em seu nome.
Ocorre que não sei quais seriam as implicações de tais depósitos e transferências de minha conta corrente diretamente para conta corrente de minha empresa.
Seria necessário um contrato de empréstimo entre eu e minha empresa a cada nova parcela transferida de minha conta para a conta da empresa?
Poderia fazer um contrato de empréstimo entre eu e minha empresa no valor total do financiamento, estipulando pagamento mensal à empresa nos valores das parcelas do financiamento?
Qual outra conduta que poderia ser adotada?
Ademais, como seria mencionada nos livros contábeis tal conduta, seja do empréstimo, seja outra que os senhores vislumbrem?
Desde já agradeço por toda a atenção que têm dado ao tópico e desejo a todos um ótimo ano novo e um 2013 repleto de alegrias!!!
Um grande abraço a todos,
Bruno Mello.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 1 janeiro 2013 | 11:57

Olá Bruno.

O imóvel vai ficar no nome da empresa?

Se positivo, basta você compra-lo em seu nome e fazer uma alteração contratual transferindo o mesmo para a empresa.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Alberto Vasques

Alberto Vasques

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 21:37

Prezado Bruno,

Neste caso, como voce poderá ter problemas futuramente quando liquidar a divida com a empresa e quiser transferir o imóvel para seu nome. Na realidade a empresa está financiando o imóvel à você, que neste caso, seria mais conveniente elaborar o contrato de mútuo (financiamento)com a empresa, onde, como garantia para a empresa da quitação do contrato, haveria uma cláusula onde o imóvel esteja atrelado. Este tipo de empréstimo, não é usual, mas ocorre no mercado e voce terá como comprovar perante a SRFB a origem do bem. Para maiores detalhes, aconselho verificar o link:modelo contrato orientaçõese contabilização. Apenas lembrando que só haverá a retençao do IRRF pel empresa sobre os juros, no momento da amortização das parcelas. Boa sorte!

Bruno da Costa Mello Rcoha

Bruno da Costa Mello Rcoha

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 23:25

Obrigado pelas orientações Sr. Alberto.

Lhe agradeço a disposição de seu tempo para dar atenção à minha indagação.

Analisarei o modelo que me remeteu o link.

Mais uma vez obrigado.

Um grande abraço a todos,
Bruno Mello.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: