x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.781

Bens e depreciaçao

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 16:44

Boa tarde, poderiam me ajudar, estou com uma empresa que realizou algumas compras, impressoras no valor que é em torno de 300,00 . A impressora eu coloco nos bens do ativo Imobilizado? Se a resposta for sim, qual a taxa de depreciação, pois não achei na ncm, estou com a mesma duvida em relação a monitor e software.
A empresa também comprou ar condicionado, alguém sabe a taxa que utilizo para deprecialo?
Os mouse e teclados e outros acessórios não será necessário depreciar ?
Obrigado.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 23:33

A taxa de depreciação a empresa quem define ou com laudo, mas para fins tributários (cálculo IR e CSLL) é usada a taxa estabelecida pela Receita Federal.

Josiane Mata

Josiane Mata

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 15:05

Por Favor me ajude!

Compramos varias coisas com desconto, por exemplo:

Uma mesa que custa R$ 1.000, tivemos desconto de 300,00 e pagamos só R$ 700,00

Esse desconto foi dado na nota fiscal... Por exemplo uma nota com varios itens, no Total da R$ 10.000,00 e ai tivemos um desconto de 30% sobre o total da NF e pagamos R$ 7.000,00.

A pergunta é, como depreciamos esses produtos, pelo valor real do produto ou pelo valor que pagamos?

O sistema esta depreciando pelo valor do produto, ou seja, pelos R$ 1.000,00 porém quando exportamos para a Contabilidade vai para o imobilizado os R$ 700,00 e ai eu tenho uma depreciação de um valor que não possuo na contabilidade.

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 15:11

A depreciação deve ser efetuada com base no seu valor de custo (menos valor residual), com revisões após aplicação de teste de impairment (quando for o caso).

No seu caso o bem lhe custou 700,00, portanto, esse deve sero valor sobre o qual deverá ser efetuada a depreciação. Não sei que sistema vocês usam e como deram a entrada desse bem, mas desde o início ele já entrou na sua empresa por 700,00, dado que não há necessidade de reconhecimento do valor do desconto incondicional, visto que nunca houve expectativade recebimento/ pagamento por nenhuma das partes.

Walter Oliveira.
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 15:33

Apenas complementando o dito pelos colegas, a aquisição de bens de valor inferior a R$ 326,61, ou o prazo de vida útil for inferior a um ano, pode ser lançada como despesas diretamente.
É o caso da impressora acima que custou R$ 300,00.
É outros bens, mause, etc que duram menos de um ano.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade