x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.406

Impostos na Divida Ativa

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:27

Olá! Estou com uma dúvida e espero que alguem possa me ajudar.

Na conciliação de algumas contas contábeis de impostos, verifiquei que a empresa no caso que eu estou fazendo tem impostos em aberto a recolher que estão na divida ativa.

No momento a empresa não efetuará o parcelamento por problema de caixa,somente mais para frente.
Minha dúvida é o seguinte:
É correto eu transferir da conta " a recolher" no PC, os imposto que estão inscrito na divida ativa para uma conta no Passivo Exig LP, débito e parcelamento fiscais, mesmo não ocorrendo o parcelamento da divida?

Aguardo um retorno, Obrigada!

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:38

Olá Isabela,

Na minha opinião sim, porem para melhor retratar a situação crie uma conta de Impostos a Parcelar.

Outra coisa é que você deve ter planilhado todos esses impostos para que você atualize os débitos e aproprie os encargos nos seus devidos períodos de competência.

Boa sorte e bom trabalho

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 10:27

Olá Isabela Bom dia

Temos aí duas situaçõs:

Primeiro: os encargos do passado, isto é, do vencimento do tributo até 31/12/2012. Se, você ainda não contabilizou esses encargos tem que contabilizar; os de 2012 pode ser contabilizado diretamente na conta de resultado, mas os de 2011 para traz faça a contabilização na conta: "Ajustes de Exercícios Anteriores" (REX)

Segundo: os encargos mensais e atuais você vai contabilizando contra resultado do próprio exercício, aliás, costumo abrir uma conta própria só pra contabilizar esses encargos; Exemplo: "Encargos s/Tributos em atraso'

Vou sugerir como exemplo o seguinte:

Digamos que você tenha débitos em atraso no Vr. de R$10.000,00 ref. anos anteriores.

Sobre esse valor você tenha Multa e Juros de Mora no valor de R$5.000,00, sendo que desses R$4.000,00 são equivalente a encargos até 2011 e o restante R$1.000,00 é de 2012

Contabilização:

Débito: Impostos a Recolher (PC)
Crédito: Impostos a Parcelar (PNC) Vr. 10.000,00

Débito: Ajuste de exercícios Anteriores (REX)
Crédito: Impostos a Parcelar (PNC) Vr. 4.000,00

Débito: Encargos s/ Tributos em Atraso (REX)
Crédito: IMpostos a Parcelar (PNC) Vr. 1.000,00

Bom Isabela, essas são minhas sugestões iniciais, espero que possa compreender.

Boa sorte e bom trabalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: