x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 644

Venda de ativo sem ganho de capital

Hariella Andrade

Hariella Andrade

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 17:08

Como realizar o seguinte lançamento:

A empresa está sendo fechada e tem um veículo que era financiado. Os sócios quitaram o veículo e esse veículo será transferido para um dos sócios. Não terá ganho de capital.

Pergunta 1: Esse veículo pode ser transferido para o sócio como parte dos lucros a distribuir? Posso usar a conta de Adiantamento de Lucros para sócio (AC)??

Pergunta 2: Como não terá ganho de capital, a transação pode ser feita pelo valor do veiculo menos o valor depreciado? (foi depreciado só 2 anos)

Como fazer esse lançamento já que tenho que zerar o veiculo e a depreciação?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 18:33

Hariella Andrade
Boa tarde

Pergunta 1: Esse veículo pode ser transferido para o sócio como parte dos lucros a distribuir? Posso usar a conta de Adiantamento de Lucros para sócio (AC)??

Sim, mas é necessário que tenha um documento dos sócios desta operação.
Caso a empresa seja comercial é necessário que seja emitida a nota fiscal.

Pergunta 2: Como não terá ganho de capital, a transação pode ser feita pelo valor do veiculo menos o valor depreciado? (foi depreciado só 2 anos)

Sim, pode, não há restrição legal para isso.. vc só precisa se atentar com o acordo dos sócios nesta operação.

Como fazer esse lançamento já que tenho que zerar o veiculo e a depreciação?

Neste tópico há exemplos prontos que irão te ajudar.

Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.