x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 7.446

Lançamentos de Juros

Lucas Silvestre Paula

Lucas Silvestre Paula

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 14:29

Olá, gostaria de sabe a forma correta do lançamentos dos Impostos atrasados, trazidos a valor presente do Balanço patrimonial que no caso seria 31/12/2012.

No balanço ele deveria estar registrado da seguinte forma?

Impostos a recolher R$ 100.000,00
(-) Juros sobre Impostos R$ 35.000,00

Estaria correto destacar o valor do Juros para mostrar o valor real da divida?

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 00:33

Lucas, boa noite.

Desculpe colega não entendi a pergunta!
Se o imposto esta atrasado você contabilizou os encargos de mora.
É que "valor presente" entende-se como encargos futuros, ou seja ainda irão transcorrer.

abraços.

Alex Costa.
MARCOS MOREIRA

Marcos Moreira

Bronze DIVISÃO 2 , Bancário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 01:20

Não está faltando dados? Quando é a ocorrência do imposto? quando será pago, ou se for o caso quando ocorrerão as parcelas de pagamento? Caberá neste caso multa e mora sobre os impostos se não foram recolhidos na data correta. Para a parte de lançamentos alusivos aos encargos, salvo engano, seria Débito de Despesas com Encargos e multas sobre impostos e crédito de Encargos sobre impostos, caso o evento contábil já tenha ocorrido.

Marcos Moreira
Suzana Sanches de Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 11:25

Bom Dia,

Tenho uma dúvida parecida.

Tenho tributos atrasados, ou seja, tributos ref. a 2012 que deveria ter sido pagos em 2012 mas não foram.

Para fechar o balanço de 2012, preciso trazer o valor desses tributos a valor presente.

A empresa esta sendo incorporada, e os investidores aguardando o balanço de 2012, porém com os tributos no valor presente.

Como seria este lançamento?

Além disso eu também tenho que trazer a valor presente Parcelamento de Impostos e Empréstimos financeiros, mas não estou entendendo como devo lançar isso contabilmente.

Alguém pode me auxiliar?

Atenciosamente
Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

há 12 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 13:57

Pessoal,

Minha contribuição:

Tributos vencidos e não pagos devem estar na data do balanço atualizados inclusive com multa e encargos incidentes.

Direitos ou obrigações cujo valores na data do balanço contenham juros a transcorer devem ser "desonerados" e trazidos a valor presente na data do balanço.
Ex.: vendas a prazo com juros inclusos, financiamentos com juros prefixados, etç.

abraços,

Alex Costa.

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 14:24

e como eu faço o lançamento desses juros?

No meu caso eu não tenho nada a valor presente, então terei que ajustar essas contas no dia 31/12/2012, para finalizar este balanço de 2012.

Como eu faço o lançamento desses juros? imagino que ja que eu tenho que lançar no meu passivo o valor já com os juros, eu tenho que ter alguma conta redutora do passivo...

Como seria esse lançamento?

Atenciosamente
Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 12 anos Sábado | 6 abril 2013 | 13:21

Suzana,

Concordo com o Alex Luiz, utilizamos o termo "Valor Presente" quando trazemos uma obrigação futura para o presente. Através da taxa de juros explícita na transação, obtemos o valor presente, e a diferença da dívida - o Valor Presente, seria um conta redutora da obrigação.

Porém no seu caso, acredito que a explicação do Marcos Moreira está correta. Você deveria reconhecer uma despesa com Multas e encargos sobre impostos contra uma conta Multas e Encargos sobre impostos a pagar (Passivo Circulante). Porém o correto deveria ser apropriar os juros no mês em que ocorreram, seguindo assim o princípio da competência.

Abraço.

Accounting is my life...
Rodrigo Antonio Goncalves

Rodrigo Antonio Goncalves

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 31 maio 2013 | 17:25

Aproveitando o tema, pergunto aos prezados como deverão ser contabilizados estes encargos? Seria mês a mês?

Exemplo: Pis Competência 06/2012 Valor principal R$ 1.000,00 não recolhido até o encerramento do balanço 2012.

Principal: 1.000,00
Multa 20%: 200,00
Juros 3,39% 33,90
Total: 1.233,90

Devo lançar os valores de juros correspondentes a selic do mês? E a multa deverá ser rateada até 12/2012?

Agradeço a colaboração.

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

há 11 anos Sexta-Feira | 31 maio 2013 | 18:06

Rodrigo,

A multa é devida no momento em que incorreu o atraso no pagamento
sendo, portanto, despesa do mês em que ocorreu o fato gerador da multa.
Os juros são apropriados e contabilizados mensalmente na exata medida de sua incidência.

Imagine você demonstrando mensalmente a evolução da dívida, e vai dar tudo certo!

Abraços.

Alex Costa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade