x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.707

Cessão de Bem Adquirido com Reserva de Domínio

ARLINDO JOSE RIBEIRO

Arlindo Jose Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 23:06

Colegas!

Estou com o seguinte problema: Um cliente, PJ, por razões cadastrais não consegue captar financiamentos. Porém os sócios, PF, conseguem e adquiriram bem movel, equipamentos, em seus nomes, aquisições estas com reserva de domínio,em financiamento para pagar em 60 parcelas, no entanto, que vai utilizar o bem e pagar o financiamento de tal bem é a pessoa jurídica. Outra coisa, a vida útil estimada do equipamento é de 120 meses, por tanto o dobro do tempo em que o bem será pago pela PJ.

O fianciamento e o bem está em nome da PF no entanto a fonte de receita está na PJ. Como regularizar esta situação? Que tipo de transação seria o recomendável? É possível um contrato de cessão de direitos e obrigações numa circunstância desta? Aceito sugestões e indicação de bibliografia sobre o assunto. Obrigado

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 09:55

Arlindo,

Na minha opinião, estes contratos de cessão de direitos, comodatos, se não for uma coisa real e que possa ser comprovada através de documentos, eu não faria; o mais correto seria o contrato de aluguel do bem com pagamentos comprovados e declarados. A outra opção seria transferir o bem para a PJ, mas como é financiado não sei se seria possível.

Esta é apenas minha opinião, espero que outros colegas também se pronunciem.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
ARLINDO JOSE RIBEIRO

Arlindo Jose Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 00:15

Obrigado Rogério pela sua participação.

Agora, a minha principal dúvida está principalmento sobre a possibilidade jurídica de celebrar um contrato de cessão de direitos e obrigações o que, de fato, está ocorrendo, mesmo que o bem esteja sob reserva de domínio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade