x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.811

Transferência de Responsabilidade Técnica

laura michelle marques da silva

Laura Michelle Marques da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 11:28

Bom dia a todos...

Abri meu escritório de contabilidade essa semana e já tenho clientes para efetuar a transferência para meu escritório... como devo procedor ? Lembrando que já fiz e protocolei junto ao CRC MT o Termo de transferência de responsabilidade técnica...Como proceder essa transferência junto a SEFAZ/MT, Receita Federal e Municipio? quais as taxas? Por favor me ajudem, aguardo e abraços a todos.

Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 14:26

Laura, tente procurar se o CRC do seu estado possui alguma resolução específica que trata este assunto. Em Santa Catarina temos a:

RESOLUÇÃO CRC/SC Nº 343/2012, que DISPÕE SOBRE O TERMO DE TRANSFERÊNCIA DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA ELETRÔNICO.

Olhei o termo de transferência do seu estado e nele consta:

Este TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE é firmado para fins de cumprimento junto ao CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MATO GROSSO das disposições contidas nos artigos 15 parágrafo único, e 28, alínea “b”, do Decreto Lei Federal nº 9295/46.

Tente ler essa lei, quem sabe ela pode sanar algumas dúvidas suas.

FABIANO

Fabiano

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 16:51

Caros colegas.. tambem tenho essa duvida da Laura, junto a SEFAZ/MT me diz que é necessario pagar uma taxa para proceder com a tranferencia de contador. Não sei se essa informação procede, tambem preciso da ajuda de vocês quanto a isso ??? desde já agradeço

Wesley dos Anjos Borges

Wesley dos Anjos Borges

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 10:28

Olá bom dia caros colegas! Fabiano, para efetuar a transferência na SEFAZ/MT tem fazer um processo conforme informativo da Sefaz:

"Procedimentos para alteração do contabilista responsável

Alteração de contabilista

- Na alteração do contabilista por iniciativa do contribuinte, é preciso utilizar o sistema e-Process, disponível no portal https://www.sefaz.mt.gov.br, menu "Serviços" (na lateral esquerda da página), item "Incluir Processo";

- Ao processo, devem ser anexados o Documento de Arrecadação (DAR-1/Aut), (comprovando o recolhimento de 1 UPF-MT, referente à TSE) e a Ficha de Atualização Cadastral Eletrônica (FAC-Eletrônica), devidamente preenchida e escaneada pelo novo profissional contábil responsável pela empresa;

- Será rejeitada a FAC do estabelecimento que indicar como responsável pela escrituração fiscal profissional não habilitado ou considerado irregular pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT) junto ao cadastro da Sefaz."

ATENÇÃO: Você tem que solicitar um registro secundário no CRC-MT e com esse registro realizar o seu cadastro de contador na SEFAZ, só depois é possível realizar a transferência de contador na Sefaz.

FABIANO

Fabiano

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 15:16

Wesley, muito obrigado.. Porem tenho uma outra duvida se você puder me ajudar, sei que a FAC-ELETRÔNICA tenho acesso na senha do contador, porem para a transferência precisa ser feito no site da SEFAZ sem entrar na área restrita, porem não encontrei esse caminho para emitir a FAC-ELETRÔNICA para efetuar a transferência. Essa FAC deve ser feita da forma antiga ou existe algum caminho para que eu consiga fazer de forma eletrônica conforme solicita acima?

desde já agradeço

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies