x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.783

cheques pagto.fornec.que ainda não compensou

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 15:49

Boa Tarde a todos.

estou com a seguinte duvida :
contabilizo uma empresa de factoring, compro titulos de clientes
meus ,pago esses titulos no ato depois recebo ou seja eu transfiro a divida que era do meu cliente pra mim.
pago o titulo com cheques as vezes esse cheques não são compensados no mes corrente, e sim no mes seguinte .
a pergunta que faço é : como faço o lançamento desses cheques que ainda não foram compensados ??
qual o metodo de contabilização ??
por favor só respondam pessoas que realmente sabem e entenderam a pergunta. muito grato

Rodrigo Pagliari

Rodrigo Pagliari

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 20:29

Natalicio
Boa Noite

No caso de cheques a compensar eu faria os seguintes lançamentos:

Na emissão do cheque:
D - Clientes (AC)
C - Cheques a compensar (PC)

Quando da compensação:
D - Cheques a Compensar (PC)
C - Banco xxxxx (AC)

Adriano Melo Nepomuceno

Adriano Melo Nepomuceno

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 20:46

Prezado Natalício, boa noite.

O Colega Rodrigo Pagliari, respondeu muito bem, mas vou complementar ok?

Nas empresas que possuem sistema integrado ERP, quando o financeiro emite o cheque e baixa, o lançamento realizado normalmente é:

D: Fornecedor/Despesas
C: Banco
Pelo Pagto. conf. ch nº xxxxx

Mas ai chega a hora de conciliar a Conta Corrente e percebe-se que algum cheque emitido não foi compensado, então somente estes cheques
é que são transferidos para a conta de cheques emitidos e não compensados, alterando o lançamento para

C: cheques emitidos e não compensados

E no mês seguinte quando chegar novamente a hora de conciliar o banco, e você percebe que os cheques foram compensados, então faz o seguine lançamento

D: cheques emitidos e não compensados
C: Banco

Prontinho... espero ter ajudado

Adriano Melo Nepomuceno
Contador CRC-TO 002020/O
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 08:49

Olá bom dia!

Os colegas já responderam de forma clara a forma de lançamento, só gostaria de complementar uma sugestão para o lançamento do Adriano no que diz respeito ao lançamento:

Mas ai chega a hora de conciliar a Conta Corrente e percebe-se que algum cheque emitido não foi compensado, então somente estes cheques
é que são transferidos para a conta de cheques emitidos e não compensados, alterando o lançamento para

C: cheques emitidos e não compensados

Ao invés de fazer a correção do lançamento do pagamento de fornecedores, se faz o lançamento somente do cheque não compensado:

D - Bancos c/Movimento
C - Cheques não Compensados

Pois o pagamento foi correto na emissão do cheque ao fornecedor, o outro fato (compensação do cheque) foi posterior ao pagamento, por isso vai gerar outro lançamento.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade