x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 10.297

Aquisição de bem em partes - ativo imobilizado

LUCELIA FERREIRA COSTA

Lucelia Ferreira Costa

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 17:16

Boa tarde, já li vários questionamentos aqui no forum sobre bens de pequeno valor, então me desculpem se eu estiver sendo redundante na pergunta, mas realmente gostaria de ter uma opnião.

Uma empresa adquire uma mesa para uso na sala de reuniões da administração, supondo que na nota fiscal conste:

mesa = 210,00
tampo de granito para mesa = 140,00
conjunto de 6 cadeiras = 50,00 unitário = 300,00

Posso contabilizar a aquisição destes itens todos como ativo imoblizado, independente do valor individual ser menor que R$326,61?

Se sim, no caso da mesa e o tampo que se agregam e formam o bem final "mesa", considero a taxa de depreciação de móveis, mesmo o tampo de granito não fazendo parte do anexo da IN SRF 162/98?

Desde já agradeço a atenção.

"Tenho obtido muito auxílio às minhas dúvidas nas pesquisas deste forúm."

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 09:48

Olá Lucelia, tendo em vista que muitos bens do ativo imobilizado vem com seus componentes separados na respectiva nota fiscal, como por exemplo; computadores (discriminam; processador, teclado, etc..), mas veja que o CONJUNTO FORMAM UM ÚNICO IMOBILIZADO, no entanto, não há que se pensar em bens de pequeno valor, pelo contrário, é um imobilizado.

No que tange a sua pergunta, se esse conjunto de componentes FORMAM um imobilizado como dito, você deverá registrar como ATIVO IMOBILIZADO. Faz a depreciação normalmente como móveis e utensilios, ora, o "tampo" supracitado é peça fundamental na composição do seu imobilizado.

Observação: Quanto digo "um imobilizado", refiro que as peças juntas formam um bem fisico, e, também podem formar em separado (exemplo: Tenho a mesa cujo as cadeiras são necessárias para que trabalhemos/utilezemos a mesa), ou seja, digo um bem neste seu caso por ser um "Móveis e utensilios".

Tentei ser claro e bem detalhado, para fácil entendimento.

Espero ter compreendido a sua pergunta e respondido de acordo.

Att.
Vanderlei

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade