x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.259

Correção Depreciação por Inflação

Isabel

Isabel

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 16:44

Caros colegas, boa tarde!

Gostaria, se possível, da opinião sobre a questão abaixo:

um planilha de custos composta, entre outros itens, de depreciação e despesas com manutenção de veiculos (peças, lubrificantes, pneus, etc), para que eu possa corrigí-la por um indíce de inflação, teria que aplicá-lo também sobre a depreciação? ou no caso apenas nas despesas de manutenção?
Como na depreciação foi utilizada o método linear, somente eu poderia corrigir o seu valor, caso ficasse demonstrado que a vida útil do bem tornou-se maior, o que não é o caso na situação presente. E, também, corrigindo os valores de manutenção, se fosse aplicado o indice na depreciação também, eu estaria na verdade onerando minha planilha. Pelo menos eu entendo dessa forma. Se possível, gostaria de opiniões a respeito.
Abraço a todos!

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 19:47

1º- E interessante você falar em correção por indice de inflação.
A Correção Monetária foi extinta da Contabilidade há 17 anos.

2º- Nas depreciações o que se faz é o Impairment que, como você disse, representa o aumento ou diminuição da vida útil do bem objetivado.

3º- Para as despesas de manutenção lançadas diretamente como custos ou despesas não há impairment nem correção.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies