Marcio L. Colferai
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá amigos(as).
Estou com uma duvida cruel, até agora nunca tive a oportunidade de contabilizar um fato parecido, vamos lá.
Empresa S/A de capital fechado.
Ela contém dois acionistas, Acionista A com 55% das ações e B 45% digamos que ela tenha capital social de 1.000.000,00 e seu PL feche em 1.100.000,00 (exemplo). Os Acionistas estao vendendo cada um 10% de suas ações, baseados no valor do PL, sendo entao PL 1.100.000,00 de acordo com suas % de ações. Digamos que cada ação custe 1,00 e estao sendo vendidas tambem a 1,00 não ha ágio na operação.
A= 55% do PL = 605.000,00 x 10% ref venda = 60.500,00
B= 45% do PL = 495.000,00 x 10% ref venda = 49.500,00
O terceiro que esta comprando essas ações, vamos chamar de acionista C, esta efetuando o pagamento referente a essa venda com máquinas, totalizando o valor total da venda.
Como vou fazer a contabilização de tudo isso, tenho uma ideia aqui do que ser feito porem por nao ter certeza preferi contar com a ajuda dos prezados(as).
Uma das maiores duvidas é como gerar aos acionistas A e B, a obrigação da empresa devolver o valor o qual estao vendendo de suas ações, sendo que o Acionista C pagou em maquinário que é para a empresa, e a mesma devolvera esse valor aos acionistas A e B a longo prazo.
Espero que possam me ajudar.
Desde ja agradeço.