Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 973

Opiniao sobre responsabilidade técnica

Maura Mastrandrea Marques

Maura Mastrandrea Marques

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 11:50

Não sei se a sala a qual dirigi minha duvida esteja correta, porém achei a mais propícia a tal duvida.

Na transferência de um escritório contábil para outro.
A responsabilidade do atendimento as solicitações dos órgãos, anteriores a gestão do novo contador (exemplo reclamação de nota fiscal paulista, ou um imposto pago a menor, uma reclamação trabalhista em tendo novo pagamentos a fazer). É responsabilidade de quem? ,
Minha opinião: Entendo até que “Arrumar” "pagar ps encargos pelo erro causado" quando o assunto for técnico seja do antigo contador (visto estar sob a responsabilidade técnica dele na época).
“Representar” a empresa que já esta sob a responsabilidade do novo contador inclusive, até porque as senhas acesso já foram alteradas para o novo escritório, o documento de Transferência de Responsabilidade Técnica já efetuado e as às procurações das empresas com os nomes dos novos contadores...
Sendo assim gostaria de saber a opinião dos demais membros;

Maura Mastrandrea Marques
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 21:01

Maura Mastrandrea Marques,
boa noite.

Ciente de que há um desgaste natural quando há captação de cliente de outro[a] profissional, muitas vezes não havendo interesse na colaboração de quem perdeu o cliente, faço constar no Contrato de Prestação de Serviço de que eventuais serviços prestados que tenham fato gerador antes de assumir a responsabilidade técnica, serão cobrados à parte.

Como bem disse a Heloísa, o cliente não pode sair prejudicado e se não houver "clima" para solicitar que o antigo contador execute os serviços da sua época, esse desempenho deverá ser do[a] profissional atual, até pela questão das senhas, conforme atentado na postagem primitiva.

Pelo menos é dessa forma que tenho agido, lembrando que antes de aceitar uma nova empresa, um pente fino deve ser feito na contabilidade do cliente justamente para detectar eventuais pendências e já nessa oportunidade, fazer com que constem no Termo de Transferência, caso existam.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 07:27

Bom dia Maura.

Como muito bem observado pelo amigo Hugo é interessante mesmo que o novo contador faça estes serviços porém as declarações do ano anterior que estavam na responsabilidade do antigo contador devem ser feitas por ele.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Maura Mastrandrea Marques

Maura Mastrandrea Marques

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 13:31

obrigada aos amigos pela dica, principalmente no sentido final de saber que estou agindo certo. O que estiver ao meu alcançe executarei sem problemas, até o limite em que nao necessite de certificações, senhas, codigos etc de uso pessoal e intransferivel.
Bom final de semana a todos.

Maura Mastrandrea Marques
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 19:23

Jesse, boa noite


Normalmente as obrigações do ano anterior é de responsabilidade do antigo contador, fica vinculada a responsabilidade técnica pela execução do trabalho e não pela entrega da obrigação, logo todas as obrigações anuais e as referente ao mês de janeiro serão de sua responsabilidade, mesmo que a entrega seja feita somente no ano seguinte.

Lembrando que tais informações devem fazer parte do termo de transferência.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade