Camila
Bom dia
Depende do critério de contabilização que vc esta utilizado, no geral a contabilização de matriz e filial fica a critério da empresa fazer centralizada ou não.
Se de fato há obrigação da empresa devolver entre as empresas o zeramento só ocorrerá com a devolução, se não tiver a obrigação de devolução (o que é mais comum) você lançando uma contra a outra.
Lembrando que os valores precisam ser iguais e que não vale para operações de estoque, onde há necessidade de emissão de nota fiscal de transferência entre as empresas.
RESOLUÇÃO CFC Nº 1330/11
DE 18 DE MARÇO DE 2011
APROVA A ITG 2000 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBI
Escrituração contábil de filial
20. A entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deve ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades.
21. A escrituração de todas as unidades deve integrar um único sistema contábil.
22. A opção por escrituração descentralizada fica a critério da entidade.
23. Na escrituração descentralizada, deve ser observado o mesmo grau de detalhamento dos registros contábeis da matriz.
24. As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas, devem ser eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis da entidade.
25. As despesas e as receitas que não possam ser atribuídas às unidades devem ser registradas na matriz e distribuídas para as unidades de acordo com critérios da administração da entidade.
Heloisa Motoki