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Zeramento de Contas - Matriz e Filial

CAMILA LIMA

Camila Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 09:28

Bom dia!

Pessoal, estou com dúvidas a respeito do zeramento de contas de transações entre matriz e filial. Acontece que no plano de contas da empresa em questão, a matriz possui no AC uma conta credora para os pagamentos que fez para a filial (Crédito Filial), e na filial tenho uma conta no PC para registro destes pagamentos (Matriz)... gostaria de saber como estas contas se anulam no balanço consolidado. Já pesquisei em outros tópicos, mas a dúvida ainda existe.

Desde já agradeço!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 2 março 2013 | 12:34

Camila
Bom dia

Depende do critério de contabilização que vc esta utilizado, no geral a contabilização de matriz e filial fica a critério da empresa fazer centralizada ou não.

Se de fato há obrigação da empresa devolver entre as empresas o zeramento só ocorrerá com a devolução, se não tiver a obrigação de devolução (o que é mais comum) você lançando uma contra a outra.

Lembrando que os valores precisam ser iguais e que não vale para operações de estoque, onde há necessidade de emissão de nota fiscal de transferência entre as empresas.



RESOLUÇÃO CFC Nº 1330/11

DE 18 DE MARÇO DE 2011
APROVA A ITG 2000 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBI

Escrituração contábil de filial

20. A entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deve ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades.

21. A escrituração de todas as unidades deve integrar um único sistema contábil.

22. A opção por escrituração descentralizada fica a critério da entidade.

23. Na escrituração descentralizada, deve ser observado o mesmo grau de detalhamento dos registros contábeis da matriz.

24. As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas, devem ser eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis da entidade.

25. As despesas e as receitas que não possam ser atribuídas às unidades devem ser registradas na matriz e distribuídas para as unidades de acordo com critérios da administração da entidade.



Heloisa Motoki

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