Alessandro Reis
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)Olá a todos.
Não sou contador mas gostaria de entender os impostos cobrados na minha empresa e como isto deveria aparecer em uma DRE.
Em dez/2012 fechei um negócio no valor de R$ 18.000,00 (com contrato assinado). O pagamento será efetuado após o término dos serviços, que aconteceu em fev/2013.
A empresa é de desenvolvimento de software no regime lucro presumido.
Os impostos seriam (conforme foi usado):
Valor Faturado: R$ 18.000,00
PIS (0,65%): R$ 117,00
COFINS (3%): R$ 540,00
ISS (2%): R$ 360,00
CSLL (1%): R$ 180,00
IRPJ (1,5%): R$ 270,00
Valor Total de Retenção NF: R$ 1.467,00
Valor Nota: R$ 16.533,00 (este é o valor que entrou no meu caixa)
Além disto tenho os impostos trimestrais:
IRPJ: R$ 162,00 (15% de 16% do valor faturado descontado o IRPJ retido na nota de 1,5%)
CSLL: R$ 338,40 (9% de 32% do valor faturado descontado o CSLL retido na nota de 1%);
Primeira dúvida: na DRE o valor faturado deveria aparecer no regime 2012 ou em 2013, ou seja, a data de competência seria o fechamento do negócio ou a emissão da nota?
Segunda dúvida: no IRPJ trimestral, o cálculo foi sobre 16%, isto porque a soma do faturamento não atingiu 120.000,00 no trimestre, esta é a regra conforme a atividade da minha empresa?
Terceira dúvida: os impostos de IRPJ e CSLL, o que foi retido na nota deve aparecer na DRE na DEDUÇÃO de RECEITA e os trimestrais na PROVISÃO antes do resultado líquido? Ou tudo deve ficar na DEDUÇÃO ou tudo n PROVISÃO?
Abs.