x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 12.105

Lucro Presumido e DRE Empresa Serviços

Alessandro Reis

Alessandro Reis

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 13 anos Sábado | 9 março 2013 | 19:55

Olá a todos.

Não sou contador mas gostaria de entender os impostos cobrados na minha empresa e como isto deveria aparecer em uma DRE.

Em dez/2012 fechei um negócio no valor de R$ 18.000,00 (com contrato assinado). O pagamento será efetuado após o término dos serviços, que aconteceu em fev/2013.

A empresa é de desenvolvimento de software no regime lucro presumido.

Os impostos seriam (conforme foi usado):

Valor Faturado: R$ 18.000,00
PIS (0,65%): R$ 117,00
COFINS (3%): R$ 540,00
ISS (2%): R$ 360,00
CSLL (1%): R$ 180,00
IRPJ (1,5%): R$ 270,00
Valor Total de Retenção NF: R$ 1.467,00
Valor Nota: R$ 16.533,00 (este é o valor que entrou no meu caixa)

Além disto tenho os impostos trimestrais:
IRPJ: R$ 162,00 (15% de 16% do valor faturado descontado o IRPJ retido na nota de 1,5%)
CSLL: R$ 338,40 (9% de 32% do valor faturado descontado o CSLL retido na nota de 1%);

Primeira dúvida: na DRE o valor faturado deveria aparecer no regime 2012 ou em 2013, ou seja, a data de competência seria o fechamento do negócio ou a emissão da nota?

Segunda dúvida: no IRPJ trimestral, o cálculo foi sobre 16%, isto porque a soma do faturamento não atingiu 120.000,00 no trimestre, esta é a regra conforme a atividade da minha empresa?

Terceira dúvida: os impostos de IRPJ e CSLL, o que foi retido na nota deve aparecer na DRE na DEDUÇÃO de RECEITA e os trimestrais na PROVISÃO antes do resultado líquido? Ou tudo deve ficar na DEDUÇÃO ou tudo n PROVISÃO?

Abs.

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 9 março 2013 | 23:22

Boa noite Alessandro!

Primeira dúvida: na DRE o valor faturado deveria aparecer no regime 2012 ou em 2013, ou seja, a data de competência seria o fechamento do negócio ou a emissão da nota?

o valor da receita aparecerá no período que foi emitida a respectiva nota fiscal.

Segunda dúvida: no IRPJ trimestral, o cálculo foi sobre 16%, isto porque a soma do faturamento não atingiu 120.000,00 no trimestre, esta é a regra conforme a atividade da minha empresa?

O limite de 120.000,00 é anual e não trimestral, e caso a empresa ultrapasse este limite não poderá se utilizar da redução da base de cálculo. Assim utilizará 32% de presunção para IRPJ além do adicional de 10% sobre o valor que ultrapassar os 60.000,00 no trimestre.

Terceira dúvida: os impostos de IRPJ e CSLL, o que foi retido na nota deve aparecer na DRE na DEDUÇÃO de RECEITA e os trimestrais na PROVISÃO antes do resultado líquido? Ou tudo deve ficar na DEDUÇÃO ou tudo n PROVISÃO?

Nas empresas do Lucro Presumido os impostos sobre as vendas ou prestação de serviços devem ser aparecer nas Deduções da Receita. E estes serão apresentados pela despesa total do IRPJ e da CSLL, a informação da retenção não diminui a despesa com imposto e sim o teu passivo através da compensação dos valores retidos anteriormente.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani
Alessandro Reis

Alessandro Reis

há 13 anos Domingo | 10 março 2013 | 10:31

Bom dia Thiago, muito grato pela resposta.

Na segunda dúvida, entendi sua resposta porém me gerou outra questão.

O contador no caso fez sobre os 16%. Digamos que durante o ano agora eu ultrapasse o limite de 120.000,00 (o que seria ótimo para empresa pois significa que os negócios cresceram). Isto significa que vou ter que pagar retroativo sobre o percentual de 32% ou somente aquilo que ultrapassar? A mesma coisa para a regra dos 60.000,00, se ultrapassar no trimestre devo pagar os 10% sobre o que passou ou sobre o valor total? E estes pagamentos ocorrem quando, no próprio/seguinte mês da base trimestral em que ocorreu o avanço do limite?

Vou exemplificar para entender melhor:

Até novembro faturei R$ 110.000,00. Em dezembro tirei uma nota de R$ 20.000,00. Somente esta nota de R$ 20.000,00 vou tirar sobre 32% ou pegar tudo retroativo e aplicar o adicional de 16%? Isto seria pago no trimestre de jan do próximo ano ref a out/nov/dez do ano anterior?

A mesma coisa para o trimestre. Faturei em jan/fev R$ 50.000,00. Em março faturei R$ 20.000,00. Os 10% que você cita será aplicado no valor trimestral cobrado em abril sobre os R$ 70.000,00 ou os R$ 10.000,00 que ultrapassou o limite?

Abs.

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 10 março 2013 | 16:12

Olá Alessandro!

1º. A empresa que se utiliza da redução da base de cálculo, ultrapassar o limite de R$ 120.000,00 recolherá retroativamente ao início do ano a diferença de 16%.

2º. Para o adicional de 10% do IR é calculado somente sobre a diferença entre o limite de R$ 60.000 no trimestre menos a receita a bruta do trimestre. No seu exemplo sobre os R$ 10.000,00

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani
Alessandro Reis

Alessandro Reis

há 13 anos Terça-Feira | 12 março 2013 | 23:56

Valeu Thiago.

Como tenho meu próprio sistema financeiro, quero registrar as regras para saber provisionar meus impostos sobre o faturamento.

Também quero gerar uma DRE, mas para isto quero fazer da maneira correta, como vocês contadores utilizam mesmo.

Abs.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies