x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.666

Baixa de Imobilizado Sem Nota Fiscal

Ademar Ferreira

Ademar Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 14:43

Boa Tarde Caros Colegas!!
Estou com um problemão e preciso da colaboração dos colegas para resolver a seguinte situação:
Foi registrado na contabilidade a aquisição de 01 veículo em 2011, o qual foi adquirido com recursos do BNDES, tendo sido parcelado em 48 vezes. Todo mês, é debitado na conta da empresa o valor do principal + os juros do mês. Ocorre que em Maio de 2012, o veículo foi vendido pelo sócio, sem a emissão de nota fiscal, e o dinheiro foi utilizado para uso próprio do sócio. Outro problema, as parcelas do financiamento continuam sendo debitadas na conta da empresa! Diante de tantas irregularidades, pergunto aos nobres colegas, o que fazer com esse veículo com relação a baixa na contabilidade?? Como fazê-lo desaparecer do balanço se não foi emitida nota Fiscal? E quanto as parcelas que ainda estão sendo pagas, qual o tratamento a se fazer? Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço!! Observação: A empresa em questão é optante do simples nacional!

Daniel Brayner de Araújo

Daniel Brayner de Araújo

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 18:55

1º NÃO existe alternativa legal para essa baixa sem a emissão da NF.

2º Os Detrans sempre que vão fazer uma transferencia de veículo vindo de uma empresa, pedem a Nota Fiscal. É regra! Isso leva a crer que o sócio pediu para o comprador não transferir, até porque o veículo ainda não está quitado, como você mesmo falou. O sócio quis se capitalizar em detrimento da empresa que ainda paga pelo veículo. É uma maracutaia como chamamos por aqui.

3º Sem documento legal você não registra a venda. Legalmente o veículo ainda é da empresa, pode averiguar com o sócio se ele não foi transferir o veículo ainda. Aposto que não.

Bom, perante os fatos legais, aconselho continuar com o veículo no imobilizado e registrando o pagamento do financiamento. É mais seguro para você como contabilista. Ao sumir com o veículo da contabilidade numa clássica martelada você vai estar cometendo um crime. Se acoste ao fato de não ter documento legal para o registro e procure repreender tais ações de seus clientes.

Espero ter contribuído.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade