x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.334

Benfeitorias - Lançar como despesa ou patrimônio?

Rodolfo C. Pino

Rodolfo C. Pino

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 15:48

Boa Tarde!

Sei que o assunto já está mais do que exaurido, mas como não tenho experiência na utilização deste forum, solicito por gentileza que me auxiliem no entendimento do tratamento contábil deste assunto. Me surgiu algumas dúvidas quanto ao lançamento de certos itens.

Uma empresa alugou imóvel e realizou uma reforma. Colocou portas de vidro, Soleiras, trocou pisos, torneiras, cifão e outros itens de pequeno valor.

Tais lançamentos devem ser realizados como despesas ou na conta patrimonial de Benfeitorias em Propriedade de terceiros?

Não há previsão em contrato que tais gastos serão abatidos no valor do aluguel, sendo portanto por conta da empresa.

Se existir algum tópico que trata especificamente dessa mesma dúvida, ficaria muito grato em ser direcionado.

Também deixo a critério do forum excluir este tópico, caso seu conteúdo seja repetido ou desnecessário.

SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 07:42

Rodolfo
seja bem vindo ao forum,
neste caso entendo eu que vc ira lançar em despesas, isso se trata de uma despesa de manutençao do imovel pra que ele fique e estado bom para uso.
att

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 08:58

bom dia,
Nestes casos, quando se tratar de valores irrelevantes pode lançar direto em despesa, mas sendo gastos maiores deve-se lançar no ativo em benfeitorias em imóveis de terceiros e fazer amortização mensal pelo número de meses do contrato de aluguel.
Exemplo:
Benfeitorias R$10.000,00
contrato aluguel 36 meses
amortização (10.000,00/6) R$1.666,67

Valor da amortização deverá ser lançado mensalmente em despesas.

atenc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade