x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.724

Distribuição de Lucros - Lucro Presumido

THIAGO AUGUSTO MATHIAS

Thiago Augusto Mathias

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 10:54

Bom dia.

Estou com uma dúvida em relação a Distribuição de Lucros em uma empresa optante pelo Lucro Presumido.
Tenho um cliente que tem um saldo de Lucros Acumulados de Exercícios Anteriores no valor de R$ 1.000.00,00. Portanto livre para ser distribuídos. A empresa tem 2 sócios, sendo um com Participação de Capital de 99% e outro com 1%.

Se eu distribuir esse Lucro Acumulado para o Sócio que tem participação de 1% na sociedade, ou seja R$ 10.000,00, obrigatoriamente eu teria que distribuir outros 99%, R$ 990.000,00, para o outro sócio? Ou poderia distribuir uma porcentagem menor para o sócio que possui participação maior na sociedade?

Se alguém puder me ajudar eu agradeço desde já.

Obrigado!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:44

boa tarde!

Olha vc tem que seguir o que está no Contrato/Estatudo Social, se tiver uma clausula que prevê uma distribuição diferente da participação no Capital, tudo bem, caso contrário nao pode.

Abs

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
THIAGO AUGUSTO MATHIAS

Thiago Augusto Mathias

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 13:18

Anderson, obrigado pela resposta!

Felipe, o problema é quanto ao sócio que detém 1%, que ainda é pouco para a sua Declaração Física. Já o sócio com participação de 99%, seria muito. Outro contador fez besteira e estourou aqui. Mas obrigado pela atenção. Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade