x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.126

Investimentos pré operacionais

Marco Antonio de Britto Codóca

Marco Antonio de Britto Codóca

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Domingo | 31 março 2013 | 21:48

Boa noite a todos! A empresa em que trabalho está construíndo uma nova fábrica na Bahia com previsão de início das atividades em meados de 2014. Ocorre que "todas" as despesas em relação a esse projeto, desde folha de pagamento, aluguéis de carros, contas de água, luz, telefone e internet, bem como as compras de ativos e das empresas construtoras da unidade são contabilizadas em investimentos, sendo que somente após o start operacional é que essas despesas serão imoibilizadas. Diante disso, pergunto: Hoje não temos mais o diferido, por que não podemos contabilizar isso diretamente em despesas? Esses gastos (despesas) poderão sers deduzidos das receitas futuras, diminuindo o valor do pagamento de IRPJ? Obrigado pelos comentários

Daniel  Noronha

Daniel Noronha

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 07:35

Bom dia, Marco!

As Empresas quando ampliam suas instalações e para que possam manter as atividades da empresa, tais gastos são contabilizados em conta específica do Imobilizado (Obras em Andamento) no Ativo Não Circulante.
Podemos considerar como gastos de construção, todo material empregado, mão-de-obra, encargos sociais, folha de pagamento, e demais custos diretamente aplicados na construção, desde que os mesmos tenham documentação hábil para comprovação dos dispêndios.
Com o término da construção, estes gastos contabilizados em construção em andamento, devem ser transferidos para conta especifica do bem construídos, só então com o bem já sendo utilizado desde o início e terminado, a depreciação poderá ser apropriada, conforme Arts. 305 e 307 do RIR/1999.

contabilização dos gastos com a construção:
D- Construções em Andamento – Imobilizado (Ativo Não Circulante)
C- Caixa/Banco – Disponibilidades (Ativo Circulante)

contabilização do término da obra:
D- Edificações – Imobilizado (Ativo Não Circulante)
C- Construções em Andamento – Imobilizado (Ativo Não Circulante)

contabilização da depreciação do bem em uso:
D- Despesa com depreciação (Conta de Resultado)
C- Depreciação Acumulada – Conta Redutora do Imobilizado (Ativo Não Circulante)

Atenciosamente

Daniel Noronha.
Crc - MG 105737/O
Técnico em Contabilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade