Visitante não registrado
Amigos, bom dia
Numa escrituração correta e regular, há alguma possibilidade de que a conta caixa fique com saldo credor nem que seja por um dia?
Obrigado
respostas 11
acessos 37.496
Visitante não registrado
Amigos, bom dia
Numa escrituração correta e regular, há alguma possibilidade de que a conta caixa fique com saldo credor nem que seja por um dia?
Obrigado
Nilton Dias Lima
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Não, não há, pois o controle é feito sobre dinheiro e para ficar credor o caixa deveria esta com diferença de saldo entre o real e o contábil, ou no dia alguém pois dinheiro do próprio bolso no caixa ou ter uma entrada de dinheiro registrado com data errada, Ex:
No dia 05/04 entrou R$ 100,00 de um recebimento de cliente, porem o lançamento foi feito apenas em 06/04, ai poderia ocorrer do caixa ficar credor, mas seria por um erro de registro.
Todas as possibilidade acima ferem os Princípios Contábeis.
Antonio Carlos Pontes Romano
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente FinanceiroOlá Maciel,
Em uma escrituração correta e regular, isso se torna improvável, visto que um caixa só pode cobrir sua despesa mediante o saldo já disponível. Aconselho a conciliar a conta Caixa novamente, pois deve haver algum lançamento duplicado.
Visitante não registrado
O que me gerou esta dúvida foi que: há um cliente na empresa em que trabalho cujo saldo do caixa ficou credor por cerca de dois meses, então fizeram um ajuste ao final do ano, zerando o saldo com um lançamento de recebimento de cliente.
Ralph Jr.
Bronze DIVISÃO 5 , Analista FiscalConcordo com os amigos, não há possibilidade do saldo do Caixa se manter credor, não temos como tirar 200 reais de onde só tem 100.
Só para constar, pode ocorrer do banco ficar credor, se ocorrer a utilização de cheque especial ou algo do tipo, mas ai esse saldo deveria ser demontrado no passivo, pois isso seria caracterizado como um empréstimo.
Visitante não registrado
Embora esteja iniciando na área, quanto ao saldo da conta caixa não poder ficar credor e quanto aos saldos negativos das contas bancárias terem que ser transferidas para o passivo tudo bem... Só não sei quais as consequencias de se constar num livro razão diversos dias com o saldo do caixa invertido.
Ralph Jr.
Bronze DIVISÃO 5 , Analista FiscalMaciel,
A contabilidade também deu bobeira deixando o saldo ficar credor. Se a conta estava dois meses com o saldo credor, supõe-se que não estava sendo feita a conciliação da conta Caixa.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá Maciel e amigos!
Já foi dito que em hipótese nenhuma a conta caixa fica com saldo credor, é impossível, se isso ocorrer contabilmente é porque a escrituração está errada.
A consequência de um Fiscal encontrar este tipo de erro é uma autuação com imposição de multa e arbitramento da receita.
Quando ocorre esta situação "contabilmente" é porque houve omissão de receitas e consequentemente do pagamento dos tributos.
Não se faz "ajuste" da conta caixa, se faz conciliação, para descobrir as receitas que faltam lançar no caixa.
Sulmara Allebrandt
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBom dia,
Concordo que a conta caixa não pode em hipótese alguma ficar com saldo credor um dia que seja, mas, como proceder qdo isso acontece e que não é por falta de lançamento de receita e sim pq o cliente não quis/não quer faturar td o que vende, por mais que se oriente o contrário? Depois que se termina de fazer os lançamentos do mês é que se verifica o saldo credor no meio do mês ou no fim do mesmo, o que fazer?
Jr Marcia
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBoa tarde!
Estou na mesma situação da Sulmara....tem um cliente que me envia os extratos bancários somente uma vez ao ano; ou seja; vem todos os meses de uma vez só para eu lançar.....então mensalmente eu lanço as vendas e as despesas mais impostos tudo pelo caixa...e quando ele me envia os extratos eu lanço o banco dele a contrapartida caixa....já cansei de pedir para ele me enviar os extratos mensalmente, mas infelizmente está longe de ele entender ................só que os bancos o saldo logicamente bate com o saldo contábil, mas o caixa está sempre dando saldo credor no meio do mês, e somente no final é que fica devedor...será que posso deixar o saldo desse jeito, sabendo que no final o saldo terminará como devedor?
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeSulmara,
Você deve tentar convencê-lo para lhe fazer um levantamento do movimento de 15 em 15 dias ou até mesmo mensalmente, para evitar o estouro de caixa; na verdade sem os documentos o contador não tem como trabalhar, e o pior, e sendo você a responsavel pela empresa, esta responsabilidade passa p/você também. Infelizmente não há outra saída.
Um abraço,
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista , Contador(a)Boa tarde Maciel, gostaria de agregar mais informações, como dito pelos colegas, é impossível um caixa credor cujo caracteriza "omissão de receita", por tanto, se plotado pelo fiscal federal pode trazer transtornos para a empresa, transcrevo abaixo os Artigos 281 e 283, do RIR/99;
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade