x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.613

Icms e IPI s/Devolução de Vendas

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 12:35

Prezados,
por favor me ajudem nesse assunto ,vivo me enrolando nisso .
estou contabilizando uma empresa que teve Devolução de uma venda que ela efetuou a minha duvida é como faço pra contabilizar essa operação tanto dos produtos que foram devolvidos ,quanto para os impostos como faço o lançamento e como essa operação irá aparecer no meu livro fiscal ??
veja bem houve uma devolução de uma mercadoria que eu vendi.
como fica o produto e os impostos ICMS, IPI etc etc

GILMAR PEREZ LAHOZ

Gilmar Perez Lahoz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 16:53

Natalicio, voce deve fazer o seguinte:

No Livro fiscal a Nota Fiscal de devolução será lançada como entrada, informando o valor Contábil, e os impostos ICMS e IPI, e automaticamente na apuração será deduzido esses impostos para efeito de calculo de impostos a pagar.
Na contabilidade voce poderá lançar: Debito Devoluções(Conta redutora da Receita)e Credito da conta de Clientes.

O ICMS e o IPI voce inverte o lançamento que foi feito na venda.

Poderia ser: Debito ICMS/IPI a Recolher
Credito ICMS/IPI(Custos)

Espero ter ajudado

Luiz Dália

Luiz Dália

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 17:10

Natalicio, boa tarde!!
Eu normalmente faço a devolução assim:
D-devolução de vendas(dedução da receita)
C-cx/banco

O Icms s/ devolução:

Na venda, obrigatoriamente, será a recolher.
Por se tratar de um devolução de venda, vc terá crédito daquilo que vc recolheu.
Sendo assim:
D-Icms a recuperar
C-Icms s/ vendas

Até porque, a apuração de icms da devolução de venda constará na entrada, obviamente. Então, trata-se de um crédito de icms.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade