x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.217

escritorio não cumpre obrigações

Roberto Tenso

Roberto Tenso

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 18:38

Boa noite!

Preciso de uma orientação de vocês, pois não sei onde recorrer.
Em agosto do ano passado solicitei que meu contador desse baixa em minha empresa. Efetuei o pagamento de todo o serviço de baixa que ele cobrou imediatamente. Depois disso começaram os problemas...o mesmo não me dava satisfação nenhuma do andamento do processo e só dizia que deveria aguardar. Pois bem, de vez em quando ligava e sempre era a mesma resposta. Ontem liguei para ele e me disse que havia sido impugnado a baixa no cnpj (não saberia se não tivesse ligado) e que eu deveria ir até a receita para saber o que ocorreu. Hoje fui até a receita e me entregaram um documento dizendo que faltou uma declaração chamada DEFIS. Voltei até o escritório e a resposta que tive: "não sei do que se trata isso. Você tem que voltar na receita e pedir informação".
Completamente indignado com isso, conversei com um amigo empresário que tem mais experiencia e ele disse que era um absurdo o que estava acontecendo e que inclusive eu não tenho que correr atrás de nada, pois eles cobraram pelo serviço e que essa baixa deveria ter acontecido a muito tempo, pois nunca deixei de pagar meus impostos, contador (o mesmo que deveria ter feito a baixa)ou seja, a empresa deveria estar 100% e não haveria empecilho para a baixa e sugeriu que buscasse orientação nesse site de como devo proceder...onde reclamar?

poderiam ajudar, por favor

att

Roberto

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 19:28

Roberto, sou do tipo que gosta de resolver as coisa amigavelmente, no seu caso o interessante seria saber se foi firmado um contrato para a prestação de serviço de baixa, ou se no minimo foi emitido um recibo descrevendo os serviços contratados, se tiver estes documentos faça uma correspondência ao contador solicitado que seja comprido o acordado, se mesmo assim ele não efetuar o trabalho acordado, você pode entrar em contrato com o CRC do estado para uma melhor orientação de como proceder com o contador.

Ressalto que para encerrar uma empresa não é tão simples e rápido mesmo estando em dia com as obrigações.

O que me surpreendeu foi o contador não saber o que é DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais), que é a declaração que as empresas enquadrada no simples é obrigada a entregar todo os anos.

Acredito que o contador não envio a DEFIS de encerramento.

No site tem um tópico especial sobre DEFIS Click aqui que vale uma leitura rápida.

Bruno Zucatelli - Grupo MM2B

Bruno Zucatelli - Grupo Mm2b

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 20:14

A DEFIS entrou em vigor em 01.01.2012, mas o prazo para entregar seria ate 31/03/2013, referente 2012.

O prazo foi encerrado, mas a receita deu anistia na multa ate a data de 22/04/2013, pois ser uma nova obrigação( substituiu DASN).

O contador anterior, deveria ter feito essa declaração, em situação especial, informando a baixa naquela data.

A melhor coisa, seria entregar agora com a caracteristica de Sem Movimento, e logo depois, fazer outra em situação especial de 2013, dando baixa na empresa.

Roberto Tenso

Roberto Tenso

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 20:54

Obrigado pelas respostas...Bruno, ele então deveria ter feito isso não é?
washington, só na justiça? poxa, não queria isso...apenas queria fechar minha empresa para poder passar a ser microempreendedor...e esse CRC é o que? Eles podem intervir?
vejam, eu acho que confiei demais. Nunca pedi qualquer tipo de documento para o contador e isso já faz 12 anos. Todo mês pago a mensalidade e dou o dinheiro dos impostos e é só. Não assinei nenhum contrato para ele fechar a empresa. Tenho um pequeno açougue.. queria ser microempreendedor e ele disse para fechar para que eu pudesse me tornar...então tudo foi verbal e dei 1.200,00.

agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade