Alessandro Reis
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)Pessoal, como sou leigo na área vou recorrer ao vasto conhecimento percebido neste fórum para me ajudar na decisão correta.
Hoje eu tenho minha empresa de desenvolvimento de software registrado sobre um capital social de R$ 12.650,00. Eu tenho 87,76% e o restante de 12,24% a minha esposa (não sei por qual motivo o contador fez esta divisão - até então sabia que tinha que colocar outra pessoa nem que seja com 1% para registrar a empresa como Ltda).
Fiquei 2 anos e meio desenvolvendo um produto de software. Obtive algumas receitas com outros projetos de programação, mas a maioria do tempo me mantive com reservas e empréstimos pessoais. Hoje tenho o produto pronto inclusive já comecei a comercializá-lo.
Agora eu tenho duas pessoas que me ofereceram 145 mil para ter 45% e 5% de participação na empresa (no caso estaria cedendo 50% das quotas para os novos investidores e 50% para mim).
A minha questão é que tenho um capital intelectual (desenvolvimento do produto de software) a qual não foi aumentado meu capital social. E estes novos sócios querem me pagar os 145 mil mas este dinheiro seria todo reaplicado para manter a empresa por um tempo (inclusive meu pró-labore), ou seja, estes 145 não entram para mim e sim será usado diretamente na empresa.
Perguntas:
1) Mesmo meu capital sendo de 12 mil e tendo este aporte de 145 mil, pode-se dividir as participações iguais em 50%? Há algum imposto a se pagar neste tipo de transação?
2) Se eu estou vendendo 50% das quotas, e reaplicando/integralizando todo este dinheiro na empresa, isto não me daria uma maior participação? No caso os novos sócios não deveriam integralizar este valor também na empresa além de me pagar pela compra para manter o direito de 50%?
Não sei se expliquei direito, mas qualquer ajuda neste momento é muito importante.
Abs.