Carlos Catharino
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadePrezados Colegas,
Vou começar a contabilizar uma empresa que, conforme consta em sua 3º alteração contratual, certificada pela Junta Comercial em 06/12/2012, não só está reiniciando suas atividades, mas também está repassando suas cotas a outros sócios, alterando a atividade da empresa e aumentando o valor do capital social. Os sócios que saem comercializavam peças de automóveis desde 10/02/96, mas pediram desativação a partir de 15/05/2006. Minha dúvida é, como não possuo o último balanço, não tenho como usar os valores de suas contas como saldos iniciais, e nem sei se deveria usar, pois afinal, tratarei agora de uma nova empresa, com ramo de atividade diferente, comercialização de roupas, apesar de usar o mesmo CNPJ, devo, então, começar pelo lançamento de abertura de capital, já com o valor aumentado ou com o valor do capital, constante do contrato social da época da paralisação? E, pouco antes da formalização da 3ª alteração contratual, várias taxas foram pagas, relacionadas à autorização da reativação. Devo contabiliza-las e de que forma?