Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.899

Reserva e Lucro Acumulado

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 10:55

Bom Dia a Tods
Gostaria que tirassem uma duvida, tem alguma diferença no termo de Reserva Acumulada e Lucro Acumulado? Tenho empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido e utilizo o termo Reserva Acumulada e Reserva do Exercicio nos Balanços isto esta correto, hoje li uma materia que o termo Reserva seria para as empresa de sociedade anomina, fiquei confusa. Se algume puder me ajudar agradeço.

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 13 abril 2013 | 00:20

Boa noite Mônica!

Com o advento da Lei nº 11.638/2007, para as sociedades por ações os balanços encerrados a partir de 31 de dezembro de 2008, não poderão mais conter saldo na conta de Lucos Acumulados.

Onde os respectivos saldos de lucros acumulados precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária. Porém esta obrigação de não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações.

Desta forma, para as sociedades por ações, o saldo respectivo deverá ser composto apenas pelos eventuais prejuízos acumulados (saldo devedor), não absorvidos pelas demais reservas.

Entretanto, para as demais sociedades (como as limitadas, exceto aquelas consideradas de grande porte e sujeitas à Lei 6.404/1976), a conta lucros acumulados poderá continuar apresentando saldo nos balanços encerrados a partir de 31.12.2008, conforme o item 115 da CTG 02 - Esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008, aprovada pela Resolução CFC nº 1.157/2009.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani
Sandra Cristina Schultz

Sandra Cristina Schultz

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 10:47

Bom dia Thiago!

Empresa S/A, vem dando prejuízo desde de 2006, dentro do grupo de Reserva de Lucros, tem uma conta Reserva de Lucros, na qual estou lançando os prejuízos.
Teria que separar em uma conta especifica de Prejuízos Acumulados? Inclusive para publicação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade