x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 997

venda terreno por incorporadora do lucro presumido

APARECIDA ALINI RUEDA DE OLIVEIRA

Aparecida Alini Rueda de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 16:04

Começamos a fazer a contabilidade de uma Incorporadora do Lucro Presumido, que atualmente só vende terrenos. Os contratos com a forma de pagamento da venda dos terrenos são feitos com uma entrada e mais 96 parcelas. Estou com dúvidas em relação a contabilização dos lançamentos dessas parcelas em suas respectivas contas. Até então, estou lançando assim:

Pela venda:
D - Cliente (AC)
C - Unidades Imobiliárias Vendidas (Receitas Diferidas) (PC)

Pelo recebimento:
D - Banco (AC)
C - Cliente (AC)

Pelo reconhecimento da Receita:
D - Unidades Imobiliárias Vendidas (Receitas Diferidas) (PC)
C - Receitas c/ Vendas de Imóveis

Baixa estoque:
D - Custo de terreno vendido
C - Imóveis destinados à venda - terreno (Estoque) (AC)

Pesquisei e não encontrei a forma correta de contabilizar somente os terrenos vendidos sem encontrar a forma de contabilizar as obras. Peço ajuda para que possa dar prosseguimento ao meu trabalho.
OBRIGADA.

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 17:23

Aparecida,
Sua contabilização está correta,
A forma de contabilizar o terreno ou obra é a mesma, só que no seu caso o custo de obra é unicamente a aquisição do terreno.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade