Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.270

Veiculo contemplado através de consorcio

MIRIAM GUILHERME DA SILVA

Miriam Guilherme da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 14:18

Boa tarde Amigos,

Estou com uma grande dificuldade na contabilização de um veiculo que foi adiquirido e contemplado através de um consórcio, é assim:
começou a pagar o consórcio em 08/2010, então os lançamentos foram feitos desta forma: D-consorcio de veiculo(AC) C- banco, pois bem quando foi em novembro/2011 houve o pagamento de um lance de RS 24.000,00 pela contemplação e foi emitido um contrato de Alienação Fiduciaria. Como faço os lançamentos uma vez que o valor da nf emitida do veículo é R$ 47.110,00 e o valor pago até a contemplação foi R$ 35.285,54, mas no contrato aparece que o saldo devedor é de R$ 19.247,35. O Cliente só me enviou o pagamento do lance e o contrato de alienação, ele teria que me enviar mais alguma coisa para contabilização?
Por favor me ajudem!
Obrigado.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 16:50

Olá Miriam,

Os lançamentos para você acompanhar seriam:

Registro das prestações
D - Consórcio (Imobilizado)
D - Taxas Administrativas (Resultado)
C - Banco

Quando contemplado
D - Veículo (Imobilizado)
C - Consórcio (Imobilizado)
C - Quotas de Consórcio a Pagar

Quanto as variações nas prestações
D - Variações Monetárias Passivas (Resultado)
C - Quotas de Consórcio a Pagar

Os critérios de avaliação dos elementos do balanço consagrados pela Lei nº 6.404/76, as variações do saldo devedor que vierem a se verificar no futuro, decorrentes de modificação no valor das prestações, serão refletidas na conta que registra a obrigação; estas variações terão o mesmo tratamento ali mencionado, ou seja, serão consideradas como variação monetária ativa ou passiva.

Att

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
KATIA REGINA

Katia Regina

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 17:02

Matheus me desculpa perguntar meu sobrenome é Clemente também e tenho parentes no parana da familia do meu pai não conheço ninguém da familia dele poderia me dizer seu sobrenome é do seu pai ou da sua mãe me desculpa mais uma vez.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 17 abril 2013 | 16:07

Olá Kátia,

O meu sobrenome também é por parte de pai, apesar de somente a minha avó é que tinha ele (Laura Clemente). São de MG, mas precisamente de Muriaé.

Qualquer coisa me comunique no: M@Oculto

At+

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade