x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.493

Despesas a Apropriar com Manutenção

Almir Carvalho

Almir Carvalho

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 17:09

Boa tarde!

Uma dúvida me foi colocada pelo diretor da empresa e pediria um auxílio aos colegas do site:

Nossa indústria comprou diversas peças de reposição para utilizar em futuras manutenções de uma máquina. A empresa não pretende montar um almoxarifado para controlar peças de manutenção porém também não quer inserir todo o valor da compra diretamente como despesa no resultado num único mês por ser um valor alto que iria distorcer os números e também poderia nos causar um problema com o imposto de renda uma vez que tais peças serão consumidos ao longo dos próximos meses sendo que a empresa apura IRPJ/CSLL mensalmente com base em balancete de redução/suspensão. Como ativo imobilizado também não se enquadra pois são peças que a cada 3 ou 4 meses são trocadas novamente tendo uma duração inferior a um ano. O questionamento da diretoria foi se, estes custos de aquisição ref. peças com manutenção, poderiam ser lançados na conta "Despesas a Apropriar" no ativo e, num período de no máximo 04 meses (nunca superior a 12 meses) serem lançadas no resultado em 04 parcelas de valor igual semelhante ao que é feito com o prêmio de seguros por exemplo. Seria possivel?? Pelo que conheço o conceito de despesas apropriar refere-se a valores que não representem bens físicos baseados em contrato e/ou apólices de seguro onde está expressa a data de abrangência de tal custo.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 07:24

Bom dia Almir.

A resposta é não, pois a conta de despesas a apropriar são aplicadas em seguros, assinaturas de jornais; porém estas despesas vão influir em mais de 1 exercício.

Meu conselho é lançar estas contas em estoque, mesmo que não seja destinada a venda. Crie uma conta de estoque de peças de reposição.

No mais somente com uma análise mais aprofundada das rotinas de sua empresa.


att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: