Fabio de Araujo
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Pessoal bom dia,
Gostaria a ajuda de vocês para resolver a questão relativa a consolidação de Balanço.
Meu cliente possui três empresas que sendo que uma delas (controladora) dois 80% das ações das outros duas. Mensalmente efetuamos a atualização do investimento pelo MEP, porém no final do ano passado fomos informados que a duas empresas controladas serão vendidas para os acionistas minoritários.
Os sócios minoritários já aceitaram a proposta, e por isso o investimento deveria ser baixado, e que por recomendação da Auditoria fizemos uma provisão de baixa de investimento contra perda no investimento (resultado) pois os acionistas minoritários não irão pagar nada, irão assumir os passivos.
Como até o momento (20/04) não houve a formalização, isto é, os atos de transferência da ações não ocorreram (empresa s/a capital fechado), preciso consolidar o balanço do primeiro trimestre, porém estou em dúvida para eliminar os valores relativo ao PL (capital + reservas + resultado acumulado) das controladas, pois como o investimento na controladora foi zerado em Dez/12, não tenho eliminar o PL? Alguém pode me ajudar? Será que a contra partida deve ser prejuízo acumulado?
Grato pela ajuda.