x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 679

Doações em dinheiro p/ Associações s/ Fin Lucrat.

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 16:10

Olá pessoal... é com muito prazer que me apresento aqui neste portal de muita utilidade e importância para pessoas de todas as áreas e conhecimentos. Estou engatinhando na área contábil e espero muito um auxilio aqui neste portal. Minha duvida é com relação as doações em dinheiro para associações s/ fins lucrativos. Como devem ser escrituradas na contabilidade? Tem valor minimo para descriminar quem efetuou a doação ou todas as doações tem que serem descriminadas? Teria mais algum detalhe a respeito? Desde já muito obrigado.

Visitante não registrado

há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 11:18

Bom Dia Rodrigo de Souza Sass! Os lançamentos contábeis são:
Debite : Bancos c/Movimento(AC)
Credite: Receitas de Doações(R)
Valor : R$ xxxx
Histório: Valor ref. doação de...

Bom Trabalho!
Att.

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 11:53

Bom dia Tim!!!

Muito obrigado pela prestatividade em me ajudar nesse assunto. Só mais uma questão. Com relação ao valor das doações, tem um minimo pra que seja especificado "quem doou"? Eu posso somar tudo e lançar o total? São doações de valores baixos, tipo 15, 20, 30, 50 reais.

Desde já, obrigado!

Bom trabalho!

Visitante não registrado

há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 13:05

Boa Tarde Rodrigo de Souza Sass! Desconheço qualquer norma legal que estipule valor minimo p/doaçao. Todavia e bom conhecer o Estatuto Social da entidade a fim de conhecer as nornas que regem a entidade, pois pode vir a conter informaçoes uteis e nescessaria p/a correta contabilidade da mesma. Quanto a fazer lançanento pelo total recebido, isso pode ser feito porem deve haver comprovante de deposito na c/c.da entidade ou copia de Recibo nunerado indicando o valor recebido e de quem. Lembra que todo lançanento contabil deve se basear em documento real e fidedigno. Tudo o que vc puder discriminar na contabilidade sera otimo pois a entidade pode a vir a ser objeto de auditoria e/ou pericia num futuro proximo, pois por se tratar de fins nao lucrativos ela nao esta isenta de fiscalizaçao; ocorre que, infelizmente, existem entidades que se dizem filantropicas mas que na verdade sao "pilantropicas", entao e nesse tipo de entidade que esta na mira da Receita Federal e Ministerio Pulico. Bom trabalho! Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade