x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 29.856

Desfiliação Sindical

Vilma Tiemi Futema

Vilma Tiemi Futema

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:17

Olá,gostaria de solicitar a ajuda de vocês, já que não consegui a informação de outra forma. Enviei um telegrama ao sindicato solicitando a minha desfiliação, e recebi a confirmação que esse telegrama foi recebido. Porém a contabilidade da empresa diz que só irá parar de descontar as contribuições se o responsável pela empresa escrever uma autorização para o cessamento dessas contribuições. Esse procedimento está correto?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:37

Bom dia, Vilma, o que a contabilidade quis dizer e o seguinte,
a) para que a empresa possa parar de descontar, ela precisa de uma carta/declaração do sindicato, mencionando que a partir da competência xx você não é mais sócia (sindicato),

você deverá entrar em contato com o sindicato solicitando que eles enviem essa declaração,a empresa não pode cessar o desconto sem essa declaração porque senão o sindicato poderá acessar a justiça.

Alguns sindicatos não aceitam telegrama, eles pedem para que o associado compareça pessoalmente, haja visto que alguns tem formulário próprio.

|(espero ter te ajudado)

Vilma Tiemi Futema

Vilma Tiemi Futema

há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:53

Bom dia Carlos Alberto, obrigada pela resposta. Como a minha sindicalização foi compulsória, pois o sindicato obriga a empresa a filiar todos os empregados, achei que eles deveriam aceitar a minha desfiliação, eu havia mandado uma carta de próprio punho, mas eles recusaram. Como na constituição diz, que ninguém é obrigado a manter-se filiado e não esclarece a forma de como a desfiliação deve ser feita, concluí que só a minha manifestação fosse suficiente.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:07

Vilma, acho estranho o sindicato obrigar a empresa filiar os empregados, como você mesmo diz o empregado tem a opção de se associar ou não, vá ao sindicato faça a sua desfiliação e peça a eles que protocole uma via, e entregue uma cópia a empresa, a mesma ficará ciente que você não é mais sócia.

Vilma Tiemi Futema

Vilma Tiemi Futema

há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:40

Carlos Alberto, acho que vou seguir o seu conselho,eu sei que um funcionário tentou, e não conseguiu, eles alegaram que tinha um prazo especifico para a desfiliação, mas como ele não conhece a Constituição ficou quieto e veio embora. Vamos ver se comigo eles vão fazer a mesma coisa.

E mais uma vez, obrigada pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade