x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 22

acessos 7.754

Maira Vieira Silva Santos Braga

Maira Vieira Silva Santos Braga

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 11:31

Prezados Bom dia,

Estou com uma dúvida com relação a RETGPS, e a seguinte o meu condomínio recolhe a GPS pelo código 2631, pois temos uma Conservadora que presta serviço, porém realizando os procedimentos de conferência, verificamos a seguinte situação:
o Gps referente os mês de 03/2012 foi pago em duplicidade é o 04/2012 não foi pago, porém foram encontrado em situações diferente, realizamos a solicitação de ressarcimento antes de comprovar com mês 04/2012 não havia sido pago. So que a primeira tentativa de ressarcimento foi negada, dai fomos orientados pelo plantão fiscal da Receita Federal, que fosse realizada uma impugnação, pois o deferimento foi indevido, ainda está em andamento desde outubro/2012, como agora nos deporamos como a falta do pagamento queríamos fazer a Retgps ao invés da devolução da Guia.
Dai surge a dúvida se após a impugnação ser indefirada posso solicitar a Retgps?
Diante dessa situação vou pagar juros e multas?
Acho que uma situação atípica para todos do forum, agradeço se puderem me ajudar ou me informar se exite alguma norma que trata esse assunto.
Atenciosamente,

Kathywsy Lohanna da Costa Coutinho

Kathywsy Lohanna da Costa Coutinho

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 17:11

Boa tarde Maira!
Em relação à devolução do INSS pago, existem formulários destinados à isso, vá à uma agência da Previdência que lá você poderá obter maiores informações.
Em relação à retificação do INSS, você deve saber como se faz, basta entrar no site da previdência e preencher uma nova guia com os dados anteriores pondo esta nova data de pagamento e será gerado o novo valor com juros e multas, o fato de vocês não terem conseguido a devolução do que foi pago erroneamente não impede que seja pago a outra competência não paga ainda.

Espero ter ajudado.

laura N

Laura N

Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 14:04

Bom dia,

Preciso alterar código da GPS (de 1007 para 1406). O procedimento correto é preencher a RETGPS?

Se for isso, onde devo levar o documento? Na Receita Federal ou na Previdência?

Att. Laura

LAURA RODRIGUES DA SILVA

Laura Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 10:59

Bom Dia,

Preciso dar entrada numa RETGPS, pois o banco colocou o código de competência diferente da guia, já preenchi o documento, agora preciso saber quais documentos eu preciso incluir com o formulário para dar entrada. É a primeira vez que dou entrada neste documento.

Saulo

Saulo

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 10:24

Olá pessoal.

Na empresa que trabalho, o INSS de competência 11/2014 foi pago com o Identificador incorreto.
Era de um Condomínio e foi pago por outro.
Os valores estão corretos, apenas o identificador que está incorreto.
Nesse caso utilizo o RETGPS? Quais documentos devo anexar e onde levar?

Taís da Silva

Taís da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 17:43

Boa Tarde,Prezados.

Estou com duvida em relação ao RETGPS,pois a empresa pagou o valor exato de varias GPS,sendo que a Receita não reconheceu o pagamento de nenhuma delas.

Eu devo fazer o RETGPS dessas competências?

Taís da Silva
Contadora 
e-mail: [email protected]
Whatsapp: 21 98284-5617
Marina Brum

Marina Brum

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 14:43

Boa tarde, sobre o RETGPS, no meu caso o banco não discriminou os valores, a empresa paga o inss e paga valor de outras entidades, a receita ta cobrando o valor de outras entidades, onde faço esse lançamento?

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 15:21

Marina Brum

Às vezes acontece do banco processar o valor de inss e outras entidades como sendo todo ele inss, por isso dá esta pendência. Você tem a guia paga? Verifique se foi mesmo isso que ocorreu. Nesta situação você deve protocolar na RFB um formulário de retificação de GPS,pedindo para desmembrar os valores e anexar a guia paga, para mostrar que foi um erro no pagamento. Também é necessário que você apresente uma procuração.

Espero ter ajudado.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Marina Brum

Marina Brum

há 9 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 15:35

Tenho sim, e foi isso mesmo que aconteceu, foi a própria mulher da receita federal que mandou fazer esse RETGPS, mas nunca fiz com essa situação, como faço para desmembrar?

Marina Brum

Marina Brum

há 9 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 16:17

Até tenho o formulário, mas to na duvida, porque foi calculado valor total, como vou lançar o inss e o valor de outras entidades se só pede "de: ___ 'para": ___? E o inss ta cobrando só o valor de outras entidades

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 16:22

No campo "DE", você coloca o valor pago no banco; no campo "PARA", você coloca o valor do INSS e de outras entidades separado. Ao protocolar dessa forma a RFB vai reconhecer que houve um erro no pagamento e retificará. Por isso a guia deve estar em anexo.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

Visitante não registrado

há 9 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 10:29

Bom dia,

Estou tendo dificuldade para preencher a RETGPS mesmo olhando as instruções.

Preciso arrumar a seguinte informação: No mês 04/2016 gerei a guia GPS - valor do INSS X, valor de OUTRAS ENTIDADES X e deu o total, só que a empresa não pagou no dia 20/05 então tive que recalcular pelo site, só que não me atentei e coloquei o valor total, não separei o valor do INSS e OUTRAS ENTIDADES. Não sei como colocar essas informações nos campos da RET GPS, alguém pode me ajudar?

Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1 , Escriturário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 15:29

Agnes Adriely Marques Nogueira Caires

Prezada

O procedimento é bem simples e so seguir o que consta no requerimento é auto explicativo.

Os campos 6 9 e 10 refere se a 6 valor inss - 9 valor de outras entidades - 10 juros e multa

Voce ira colocar a guia que pagou e no PARA outro campo a correta.

Bom Trabalho.

Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade